A lição “milagrosa” de Jorge Sampaoli

Por | 2019-01-28T21:25:34+00:00 28 de janeiro de 2019, 21:24 |

Jorge Sampaoli começou muito bem seu trabalho no Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

SANTOS – Certamente muitos treinadores em times de ponta do Brasil estão apreensivos com o impressionante início de Jorge Sampaoli no Santos. E não é para menos. Em menos de um mês de trabalho, e em condições totalmente adversas, o treinador argentino já conseguiu o “milagre” de formar uma equipe bem competitiva e com conceitos táticos claramente definidos.

Pra começar, o atual elenco santista é considerado o mais frágil entre os grandes de São Paulo, pois o clube foi o que menos investiu em comparação com seus rivais e ainda perdeu dois dos seus maiores destaques até 2018 – Gabigol e Bruno Henrique. Sem contar a ausência de sua única estrela remanescente: o atacante Rodrygo, na Seleção Brasileira sub-20.

É bom lembrar também que Sampaoli mal conhecia os jogadores do Peixe até o fim do ano passado e está em plena fase de adaptação ao país e ao nosso idioma. Com todas essas dificuldades, mantém aproveitamento de 100% no Paulistão e passou com louvor em seu primeiro grande teste no futebol brasileiro ao dar uma lição de estratégia em André Jardine no clássico contra o São Paulo.

A menos que o sucesso inicial de Sampaoli seja fruto do acaso, em breve seus colegas das outras grandes equipes do Brasil terão de dar muitas explicações a seus dirigentes. Afinal, o que não falta na elite do nosso futebol são treinadores com salários e elencos milionários à disposição, que em contrapartida desenvolvem trabalhos medíocres e questionáveis.

Claro que é muito cedo para fazermos comparações conclusivas, pois muita água ainda vai passar debaixo da ponte até o fim da temporada. Mas será que Palmeiras e Flamengo, donos dos dois elencos mais abastados do país, já não poderiam apresentar um resultado mais satisfatório para seus torcedores dentro de campo neste início de ano? Com a palavra, os badalados Felipão e Abel Braga…

  • Comentar via Facebook
  • Comentar via Diário
Carregando comentrios...

Deixar um Comentário