Torcida do Santos comemora gol com “Uh Tererê” (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

A música Whoomp! (There It Is), da banda de hip-hop Tag Team, completou 30 anos recentemente. Lançada em maio de 1993, o hit chegou ao topo das paradas americanas em julho daquele ano. O refrão da música inspirou os santistas a samplear uma nova comemoração aos gols do clube, o que deu origem ao cântico ‘Uh Tererê’.

Torcidas dos times do Rio de Janeiro iniciaram a onda de samplear funks, que tiveram influência de rappers norte-americanos, para referenciar em gritos da torcida. A moda se estendeu para outros Estados e a torcida do Santos “imortalizou” o “Uh Tererê”.

Além de ‘Uh Tererê’, o samba enredo A criação do mundo na tradição Nagô da escola Beija-Flor, de 1978, registrou outros gritos sampleados pela torcida. No caso do Peixe, a torcida adaptou para ‘Santos o time da virada, Santos o time do amor’.

A marchinha de carnaval Caiu da Rede é cantada pela torcida também. ‘A maré tá cheia tá, tá, tá, tá, tá cheia do quê? cheia de sereia e o Santos querendo golear! Caiu na rede é peixe Le, leá! O que? O que? O Santos vai golear’. Outros bordões do futebol surgiram com outras mixagens sonoras.

A música You’ll Never Walk Alone, do Elvis Presley, e regravada pela banda Gerry & The Pacemakers, é tema da torcida do Liverpool e inclusive virou marca no estádio, em faixas e no próprio escudo. O hit We Are the Champions, da banda Queen, é até hoje ligada na entrega de troféus não só no futebol. A música brasileira Não quero dinheiro (só quero amar), de Tim Maia, foi adaptada pela torcida do Corinthians e entre outros sucessos marcam gritos na história das torcidas do futebol mundial.

Veja a música Whoomp (There It Is):

Leia também: