Santos foi vice-campeão da Copinha 2022 (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Depois do afastamento de Lucas Barbosa, o Santos teve mais um protagonista do elenco vice-campeão na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2022 perdendo espaço no do clube. Entre os principais destaques, Rwan está emprestado ao Vasco, Ed Carlos e Lucas Pires afastados enquanto apenas Patati segue como destaque no Peixe.

Muitos já estouraram a idade da base e esperam chance no profissional. Na primeira fase da Copinha, venceu o Operário-PR, o Rondoniense-RO e a Ferroviária. Na segunda fase, avançou do Chapadinha-MA enquanto passou nos pênaltis pela Ferroviária, novamente, na terceira fase, por 5 a 4 depois do empate sem gols.

Nas oitavas, classificou do Fluminense por 2 a 1 e nas quartas eliminou o Mirassol nos pênaltis por 3 a 1, depois do empate em 2 a 2 no tempo normal. Nas semifinais fez 3 a 0 sobre o América-MG, mas perdeu a final para o Palmeiras por 4 a 0.

Entre os goleiros daquele time, o Peixe tinha Breno, Diógenes, Edu Araújo e Mauro. Os dois primeiros seguem treinando e esperando uma chance no principal enquanto os dois últimos tiveram seus contratos encerrados e o Alvinegro optou por não renovar. Entre os defensores: Cadu, Derick, Gustavo Moreira, Jair Paula, Lucas Pires, Pedrinho, Sandro Perpétuo, Thiago Balieiro.

Os laterais Gustavo Moreira e Sandro não tiveram seu vínculo prorrogado enquanto Cadu estreou no principal na última semana, Pedrinho segue como opção à espera da estreia e Lucas Pires foi afastado após ser encontrado na balada por torcedores. O zagueiro Derick está emprestado ao Pouso Alegre, Jair se recupera de uma lesão no LCA, Thiago Balieiro segue no Sub-20, mas Gustavo Moreira também deixou o clube.

Entre os meio-campistas: Ed Carlos, Hyan, Jhonnathan, João Victor, Lucas Barbosa, Matheus Nunes, Rafael Moreira e Victor Yan. Hoje, Jhonnathan atua como defensor e está emprestado pelo Santos ao ABC. Ed Carlos e Lucas Barbosa foram afastados do time principal; Hyan, João Victor e Rafael Moreira continuam no Sub-20 enquanto Matheus Nunes também segue na categoria, mas se recuperando de uma lesão no joelho.

O meia Victor Yan era considerado uma grande promessa, mas saiu em março naquele ano após a Copinha. Sem intenção de renovar, ele foi liberado pelo Peixe ao Orlando City e ficou com 20% de uma possível venda futura. No ataque: Andrey Quintino, Fernandinho, Kaio Henrique, Nycollas Lopo, Renyer, Rwan Seco, Victor Michell e Weslley Patati.

Saíram Kaio Henrique e Nycollas Lopo sem espaço mesmo no Sub-20. Andrey Quintino está emprestado ao XV de Piracicaba e Rwan ao Vasco. Já Fernandinho e Renyer seguem atuando pelo Sub-20 assim como Victor Michell, que segue se recuperando de uma lesão no joelho. A grande expectativa é por Weslley Patati que vem ganhando chance pelo principal e pela categoria.

Leia também: