Jogadores do Peixe comemoram gol de Kaio Jorge na Argentina (Crédito: Staff Images)

Na sua estreia na Copa Libertadores da América 2020, o Santos, tricampeão da competição continental, fez valer a força da sua camisa para conquistar uma importante vitória na Argentina. Jogando no acanhado estádio Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela, o Peixe ganhou de virada do Defensa y Justicia, gols de Jobson e Kaio Jorge, dois atletas que Jesualdo Ferreira colocou no segundo tempo. Rodríguez marcou para o time argentino.

Na próxima terça-feira (10), o Santos, líder do Grupo G, enfrentará pela segunda rodada da Libertadores o Delfin, do Equador, na Vila Belmiro. O jogo será com portões fechados, uma vez que o Peixe ainda precisa cumprir uma partida da punição do jogo contra o Independiente, de 2018, partida na época realizada no Pacaembu que contou com atos de indisciplina dos torcedores alvinegros.

O jogo

O Santos dominou o primeiro tempo quase que inteiro, assim como tinha feito no sábado contra o Palmeiras, mas mais uma vez faltava concluir ao gol. O Peixe tinha a bola e rondava a área adversária, mas na hora de definir, ou faltava o arremate, ou o chute era sem direção.

Já o Defensa y Justicia não teve vergonha de jogar pelo contra-ataque mesmo estando em casa. E em dois deles, quase marcou. Em um, Everson fez uma boa defesa. Em outro, a bola bateu na trave, nas costas do goleiro santista e saiu pela linha de fundo.

Só que antes do final da primeira etapa o castigo veio para o Santos, que fazia um bom jogo até então. O cronômetro já marcava 45 minutos quando após cobrança de escanteio, Rodríguez subiu mais que os três zagueiros do Peixe para acertar uma bela cabeçada e abrir o marcador.

O segundo tempo começou como o primeiro, com o Santos mais com a posse da bola, mas com a equipe argentina criando as chances de gol. E na primeira delas, Pizzini se aproveitou de uma falha de Lucas Veríssimo, invadiu a área e chutou rasteiro para mais uma boa defesa de Everson, aos 12 minutos.

O Peixe só chegou aos 26, mas quando chegou, marcou. Soteldo fez boa jogada pela esquerda, cruzou e Jobson, bem colocado, mergulhou para marcar um belo gol de cabeça. Foi o primeiro gol do jogador com a camisa do Peixe em seu primeiro jogo em Copa Libertadores.

Após o gol do empate, o Defensa y Justicia se jogou ao ataque, inclusive com o técnico Hernán Crespo fazendo substituições, colocando jogadores mais ofensivos. Everson então voltou a aparecer, com boas defesas, e o jargão “quem não faz, toma” apareceu, mas agora em prol do Peixe.

Em contra-ataque, Kaio Jorge invadiu a área e chutou para a marcar o gol da vitória santista, aos 39 do segundo tempo. Nos minutos finais, o Peixe soube se defender e garantiu os seus primeiros três pontos na Libertadores.

FICHA TÉCNICA

1ª rodada da Copa Libertadores da América (fase de grupos)

Defensa y Justicia 1 x 2 Santos

Local: Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela (Argentina)

Árbitro: Gustavo Tejera (Uruguai)

Cartões amarelos: Lucas Veríssimo, Luan Peres, Carlos Sánchez, Kaio Jorge e Evandro (SAN); Botta (DYJ)

Gols: Rodríguez aos 45 minutos do primeiro tempo; Jobson aos 26 e Kaio Jorge aos 39 do segundo tempo

Defensa y Justicia: Ezequiel Unsain; Néstor Breitenbruch, Juan Rodríguez, Héctor Martínez e Marcelo Benítez; Nelson Acevedo, Guido Mainero (Fernando Márquez), Neri Cardozo (Ojeda) e Francisco Pizzini; Martín Lucero e Botta (Coacci). Técnico: Hernán Crespo

Santos: Everson; Pará, Lucas Veríssimo, Luiz Felipe (Felipe Jonatan) e Luan Peres; Diego Pituca, Evandro (Jobson) e Carlos Sánchez; Yuri Alberto (Kaio Jorge), Soteldo e Eduardo Sasha. Técnico: Jesualdo Ferreira