Ídolo do Santos, Juary comemorava seus gols dando a volta na bandeirinha de escanteio (Crédito: Divulgação)

Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE*

Juary, João Paulo, Nilton Batata, Pita, Célio, Rubens Feijão, entre outros… são nomes que todo santista canta em prosa e verso. A versão original dos Meninos da Vila fez história no Santos Futebol Clube na temporada de 1978, que culminou com o título do Paulistão (com a final disputada já em 1979), mas antes disso fez um Brasileirão apenas discreto.

Sim, o torneio nacional era disputado no primeiro semestre e o estadual apenas na segunda metade do ano. E detalhe: a competição seguiu normalmente seu calendário em plena Copa do Mundo na Argentina – no mesmo dia a Seleção Brasileira empatou sem gols com a Espanha em Mar Del Plata.

Como de praxe, o regulamento do certame era confuso. Santistas e cearenses se enfrentaram na segunda fase da competição em um grupo com outros sete times. Jogando na Vila Belmiro, que recebeu um público de quase 8 mil torcedores, o Santos fez o dever de casa. Logo aos três minutos Nélson Borges abriu o placar. Ivanir colocou os visitantes em igualdade no marcador aos 18, mas Juary, aos 27 do primeiro tempo, deu números finais ao jogo.

Comandado por Chico Formiga, o Santos seguiu para a terceira fase, etapa em que foi eliminado da competição e finalizou a disputa na 23ª posição entre os 74 clubes participantes. O Ceará foi eliminado ainda na segunda fase, mas sua torcida comemorou o título cearense no final do ano. A colocação abaixo de suas tradições não desanimou o elenco do Peixe, que engatou um segundo semestre recheado de grandes atuações até levantar a taça de campeão paulista.

FICHA TÉCNICA

Santos 2 x 1 Ceará

Data: 07/06/1978

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Gols: Nélson Borges aos 3′, Ivanir aos 18′ e Juary aos 27′ minutos do primeiro tempo

Santos: Willians; Nelsinho, Joãozinho, Fernando e Gilberto Sorriso; Zé Carlos, Nélson Borges (Rubens Feijão) e Pita; Juary (Nilton Batata), Célio e João Paulo. Técnico: Chico Formiga

Ceará: Procópio; Júlio, Pedro Basílio, Artur e Dodô; Edmar, Danilo e Hamilton Melo; Ivanir, Mickey e Tiquinho. Técnico: Sebastião Leônidas

*A série Jogos para Sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.