Viola deixou sua marca contra o Bragantino em 98, na estreia do Brasileirão. Naquele ano, o atacante terminou como artilheiro do nacional (Crédito: Reprodução)

*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE

Santos e Red Bull Bragantino se enfrentam neste domingo, na Vila Belmiro, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2020. Em 1998, no último encontro entre as equipes pela maior competição nacional, a partida também marcou a estreia dos dois clubes no maior certame brasileiro.

Comandados por Emerson Leão, os santistas chegavam no Brasileirão depois de um primeiro semestre irregular, principalmente pela frágil campanha no Paulistão. Na Copa do Brasil, boas apresentações levaram até a fase semifinal, algo inédito na história do clube. Dias antes da estreia no Brasileirão, haviam superado o Once Caldas, nos pênaltis, na primeira fase da Copa Conmebol (que terminaria com conquista alvinegra).

A partida transcorreu de forma tranquila para o Santos, que dominou o rival do começo ao fim. O Bragantino entrou em campo bastante defensivo, por isso o Peixe conseguia levar perigo ao gol adversário somente nas bolas aéreas. E foi desta forma que abriu o placar.

O lateral Ânderson cobrou escanteio e Claudiomiro marcou com cabeçada certeira. Melhor na partida, o Alvinegro Praiano ampliou nos acréscimos do primeiro tempo. Ânderson, novamente, levantou a bola na área e Viola não perdoou. Na segunda etapa, os times diminuíram o ritmo e a vitória santista foi consumada sem sustos – esperamos que neste domingo seja igual!

Santos e Bragantino se enfrentaram em 39 oportunidades, com imensa vantagem dos praianos: 20 vitórias, contra apenas oito do Bragantino (com 11 empates). Nestas partidas, os jogadores santistas marcaram 73 gols, contra 41 dos rivais.

FICHA TÉCNICA

Santos 2 x 0 Bragantino

Campeonato Brasileiro de 1998

Data: 26 de julho de 1998

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Público: 7.192 pagantes

Renda: R$ 72.105,00

Árbitro: Alexandre Barreto (RS)

Gols: Claudiomiro aos 19’ e Viola aos 46’ minutos do primeiro tempo.

Santos: Zetti; Ânderson, Argel, Jean e Athirson; Claudiomiro, Fernandes (Élder), Jorginho (Eduardo Marques) e Lúcio; Adiel e Viola. Técnico: Emerson Leão

Bragantino: Emerson; Marcinho, Nem, Augusto e Vital (Jéfferson); Marcão, Caçapa, Ronaldo Alfredo e Piá (Zé Renato); Leto e Paulinho (Everaldo). Técnico: Heron Ferreira

*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.