Argentino Heinze era o sonho da diretoria santista para substituir Sampaoli (Crédito: Reprodução)

Antes de acertar a contratação de Jesualdo Ferreira, o Santos tentou fechar com dois técnicos argentinos: Gabriel Heinze e Jorge Desio. A preferência era por Heinze, na época técnico do Velez Sarsfield.

O Peixe chegou a conversar com os dois profissionais, mas ambos não aceitaram dirigir a equipe. A informação foi dada pelo cartola Matheus Rodrigues, membro do Comitê de Gestão do Santos, em entrevista ao jornalista Fellipe Camargo.

“Um dos principais nomes cotados era do Gabriel Heinze, que agora está sem clube, mas que no momento em que foi procurado, disse que e tinha contrato até o meio do ano e iria cumprir”, falou Matheus, que na sequência comentou sobre o interesse do clube em Jorge Desio. O profissional era auxiliar técnico de Jorge Sampaoli no Peixe.

“O Jorge Desio não quis abrir mão de continuar o seu trabalho ao lado do Jorge Sampaoli. Informalmente, houve uma conversa com o Desio. Era uma ideia que agradaria aos atletas e a nós, da diretoria, mas por uma posição pessoal ele não quis. Gostaríamos, sim, era uma boa, tinha o elenco na mão e uma linha de trabalho que seguimos. Tudo isso foi antes de fecharmos com o Jesualdo”, complementou o cartola alvinegro.

Com a negativa dos dois argentinos, Jesualdo Ferreira virou a opção número 1 do clube. O treinador português, que tem contrato com o Peixe até o final do ano, foi então anunciado oficialmente como técnico do Santos próximo do Natal, no dia 23 de dezembro, menos de um mês após a saída de Sampaoli.

Jesualdo então se apresentou na Vila no começo do ano para o início do trabalho. Pelo clube, ele soma 12 jogos, com 6 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. A equipe do Peixe liderava seus respectivos grupos no Campeonato Paulista e Copa Libertadores até a pausa no futebol devido a pandemia do novo coronavírus.