Com quatro gols, Neymar é juntamente com Pelé o maior artilheiro do Peixe contra o Flamengo em jogos do Campeonato Brasileiro. Em 2011, o atacante marcou um golaço no time carioca que lhe rendeu da FIFA o Prêmio Puskás (Crédito: Divulgação)

Santos e Flamengo é um dos maiores clássicos nacionais. As equipes, que já decidiram finais de Campeonato Brasileiro e do Torneio Rio-São Paulo, já se enfrentaram 124 vezes na história, com vantagem alvinegra nos duelos.

O Peixe soma 46 vitórias, com 35 empates e 43 triunfos do Rubro-Negro. São 194 gols alvinegros contra 167 do adversário. Se apontado somente os embates do Campeonato Brasileiro, a vantagem é do Flamengo. São 72 partidas, com 25 vitórias da equipe carioca, 23 empates e 24 vitórias santistas.

O primeiro duelo na história entre os dois clubes ocorreu em 04 de julho de 1920, jogo disputado na Vila Belmiro. E o Peixe esmagou o time carioca por 6 a 0, com gols de Ary Patuska (2), Castelhano (2), Arnaldo Silveira e Constantino.

Em 2011, Santos e Flamengo fizeram aquele que é considerado por muitos como o maior jogo do Brasileirão na Era dos pontos corridos. Na Vila Belmiro, o Peixe, com Neymar, perdeu para o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, por 5 a 4. Naquela partida, Neymar fez o gol que lhe valeu o prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada.