O lateral-esquerdo Jorge protege a bola de Jadson, do Corinthians (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Em seu quinto confronto de 2019 com o Corinthians, o Santos venceu pela segunda vez o maior rival. Na Vila Belmiro, o Peixe ganhou o clássico por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, com 20 pontos – um a mais do que o Palmeiras, que nesta quinta-feira vai enfrentar o Avaí, em São Paulo.

Caso o atual campeão brasileiro vença os catarinenses, o que é altamente provável, o Peixe vai passar a pausa para a Copa América na segunda colocação do principal torneio do país – um excelente desempenho da equipe alvinegra.

O Santos foi o claro dominador do primeiro tempo, mas não foi para o intervalo com vantagem no placar. Aliás, trata-se de um problema recorrente do time de Jorge Sampaoli: ataca muito e faz poucos gols. É verdade que o Peixe demorou um pouco a se impor – os primeiros 20 minutos do clássico foram equilibrados -, mas, quando o fez, encurralou o Corinthians em sua área.

Com Soteldo muito acionado pelo lado esquerdo do ataque, o Santos fez a bola passar diversas vezes em frente ao gol defendido por Walter, o substituto de Cássio, mas faltaram finalizações. Naquele momento, não parecia uma boa ideia ter deixado Uribe, aquele centroavante tão aguardado pela torcida, no banco de reservas.

Depois do intervalo, o Santos jogou com mais intensidade ainda. O time marcava obstinadamente a saída de jogo do adversário e roubava a bola com facilidade. E o gol finalmente saiu. Uma boa trama pelo lado esquerdo do ataque entre Pituca, Jorge e Soteldo terminou com um passe para Eduardo Sasha marcar seu quinto gol no Brasileirão – ele é um dos artilheiros do torneio.

Até então preso à sua defesa, o Corinthians enfim decidiu ir além da linha do meio do campo. A equipe paulistana, porém, mostrou que tem sérios problemas ofensivos e não foi capaz de criar muito perigo para a retaguarda do Santos. Se tivesse acelerado nos contra-ataques, o Peixe poderia até ter aumentado sua vantagem, mas o time preferiu administrar o placar de 1 a 0.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 0 Corinthians

Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno
Local: Vila Belmiro
Gol: Eduardo Sasha, aos 13 minutos do 2º Tempo
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Cartões amarelos: Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique, Eduardo Sasha, Bruno Méndez, Danilo Avelar, Clayson e Vagner Love

Santos: Everson; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Carlos Sánchez), Diego Pituca e Jean Lucas (Felipe Jonatan); Marinho (Luiz Felipe), Eduardo Sasha e Soteldo. Técnico: Jorge Sampaoli

Corinthians: Walter; Bruno Méndez, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso (Sornoza), Ramiro (Gustavo), Jadson (Everaldo) e Clayson; Vagner Love. Técnico: Fábio Carille