O clássico contra o Corinthians teve mosaico no Pacaembu (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O clássico contra o Corinthians, no sábado, não foi bom para o Santos apenas por causa da vitória por 1 a 0 sobre o rival, resultado que deu ao time alvinegro mais força na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. O Peixe também comemorou um triunfo fora de campo: a renda líquida obtida na partida, disputada no Pacaembu, foi a maior do clube no Campeonato Brasileiro.

O público pagante do clássico foi de 26.428 pessoas, o que gerou a renda bruta de R$ 778.974,50. Com um total de despesas de R$ 411.131,01 (o maior gasto foi com o aluguel do estádio, R$ 100.352,00), o Santos colocou em seus cofres R$ 367.843,49. Assim, o clube obteve um lucro um pouco maior do que no outro clássico que fez no Pacaembu pelo Brasileirão, contra o Palmeiras – R$ 325.473,81.

O lucro alcançado com o jogo de sábado foi bom, mas assim mesmo ficou bem distante da maior renda líquida do Peixe em 2018. A marca pertence a outro clássico contra o Corinthians, também no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista, em que 34.448 santistas compraram ingresso para ver o empate por 1 a 1, gerando um lucro de R$ 665.470,66.

Esses números reforçam a ideia de que o Santos faz bem ao mandar jogos de grande apelo no estádio mais tradicional de São Paulo, e não na Vila Belmiro. Nas 17 partidas realizadas na Vila nesta temporada, a maior renda líquida foi de R$ 264.362,65 (contra o Estudiantes, pela Libertadores). Ou seja, cerca de R$ 100 mil a menos do que o Peixe lucrou no sábado.