
Andres Rueda é contra a vacinação prioritária aos atletas (Pedro Ernesto Guerra/Santos FC)
A Conmebol anunciou na manhã desta terça-feira (13) a compra de um lote de 50 mil vacinas da Corovac por meio da Sinovac. Com a ação, é possível que o elenco do Santos seja vacinado, uma vez que a entidade afirmou que serão usadas nos principais torneios de futebol, o que inclui as equipes envolvidas na Copa Libertadores e de Seleções que disputarão a Copa América neste ano. Clubes da Sul-Americana podem entrar na lista.
“Eu não vejo com bons olhos, acho que no momento em que a sociedade está vivendo, começar a dar vantagem eu acho meio desumano. O futebol é divertimento, entretenimento, só porque eu sou presidente do clube vou tomar vacina na frente de outros? não vejo com bons olhos. Estamos falando de vidas, que não tem preço, não é real ou dólar. Está acima dessa questão” , afirmou o presidente Andres Rueda no Sport TV.
O Santos recebe o San Lorenzo, às 21:30 horas, desta terça-feira em decisão por uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores. Na semana passada, o Santos venceu o San Lorenzo por 3 a 1 em Buenos Aires e garantiu certa vantagem. Peixe pode perder por um gol de diferença ou até 2 a 0 que mantem a classificação na competição.
Se classificar, vai para o Grupo C da Copa Libertadores e enfrentará Boca Juniors (ARG), rival da semifinal da última edição, Barcelona de Guayaquil (EQU), que eliminou o Peixe em 2017, e The Strongest (BOL). Caso o Santos seja eliminado pelo San Lorenzo, vai para o Grupo A da Sul-Americana e enfrentará Rosário Central, time do ex-meia santista Vecchio, Huachipato, ex-time de Soteldo, e 12 de Octubre.
Veja a nota oficial da Conmebol:
O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, anunciou oficialmente que a empresa chinesa Sinovac Biotech Ltda entregará à instituição a título de doação um total de 50.000 doses de sua vacina contra COVID-19, de forma clara e positiva apoio ao futebol sul-americano. A imunização terá como foco os principais times do futebol profissional sul-americano de primeira categoria, torneios masculino e feminino.
“É a melhor notícia que a família do futebol sul-americano pode receber, à qual devemos nossos melhores esforços na CONMEBOL. Este é um grande passo para derrotar a pandemia COVID-19, mas de forma alguma significa que estamos baixando a guarda. Vamos manter o nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir os nossos torneios com tranquilidade e sem alterar os formatos ”, disse Dominguez, que acrescentou:“ Agradeço este grande gesto de solidariedade e apoio da empresa Sinovac, que entendeu que o futebol é uma actividade fundamental para a economia, cultura e saúde física e mental dos sul-americanos ”.
O chefe da entidade matriz do futebol sul-americano também agradeceu muito especialmente ao Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, ao Secretário da Presidência, Álvaro Delgado, ao Ministro do Esporte, Sebastián Bauzá, e ao Embaixador do Uruguai na China, Fernando Lugris e ao Presidente da AUF, Ignacio Alonso, pela gestão rápida e eficaz desta conquista sem precedentes no futebol mundial. A Presidência do Uruguai, em seu claro compromisso com o apoio ao esporte, abnegadamente ofereceu seus bons ofícios para mediar perante a Sinovac Biotech Ltd. Nenhuma outra confederação no mundo conseguiu ter os imunizantes disponíveis para iniciar um processo de vacinação em massa.
Parabéns ao Rueda, cada vez mais deixa nós Santistas orgulhosos de tê-lo como Presidente, a Conmebol que não é uma das instituições mais respeitadas, por favor, faça uma boa ação e divida essas doses aos países participantes da Libertadores, que salvarão muitas vidas, pois os jogadores tem toda a assistência, boa alimentação, etc., o cidadão comum não tem leito de UTI, e nessa crise muitos estão passando fome.
Parabéns Rueda pela declaração. Um dos dirigentes mais lúcidos do futebol brasileiro. Ou seja, vão privilegiar riquinhos em detrimento das pessoas que estão morrendo aos milhares. Um absurdo total.
Parabéns, presidente Rueda. A cada dia, mais um motivo de orgulho para os santistas. Imaginem se o presidente fosse o homem dos rollos…
Parabéns ao nosso presidente, declaração forte e absolutamente correta, que muito nos orgulha.
Isto posto, sabemos também que essa instituição podre chamada Conmebol não vai perder a oportunidade de ferrar o clube do Rueda pela declaração. Se indispor que essa instituição é certeza de que o Santos será prejudicado muito logo. Isso é certo como a morte. Apesar disso, nenhuma vírgula da manifestação do nosso presidente deve ser ‘retirada’ e, se preciso for, que seja repetida quantas vezes for necessário.
Temos um presidente isso é fato.
Essa vacina da Sinovac, ainda não tem aprovação da Anvisa