Marcelo Fernandes e Dorival Júnior trabalharam juntos no Santos de 2015 até 2016 (Foto: Divulgação / Santos FC)

Neste domingo (12), teremos o último clássico do Santos na temporada contra o São Paulo, na Vila Belmiro, às 18h30, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O confronto marcará o reencontro dos técnicos Marcelo Fernandes e Dorival Júnior, que trabalharam juntos no Peixe. No entanto, uma desavença na época levou ao afastamento do atual técnico santista.

Relembrando o ocorrido

Marcelo Fernandes chegou ao Santos como auxiliar técnico em 2011. Em 2015, tornou-se técnico devido às dificuldades financeiras do clube, conduzindo o Peixe ao título paulista naquela temporada.

Apesar do sucesso, o mau desempenho da sua equipe no início do Campeonato Brasileiro levou à contratação de Dorival Júnior. Com a chegada dele e de sua comissão técnica, incluindo o filho Lucas Silvestre, Marcelo Fernandes ficou um pouco afastado de suas funções, resultando em divergências no ano de 2016 que acabaram se tornando públicas.

Motivo da briga e afastamento

O motivo do desentendimento entre Fernandes e Dorival nunca foi esclarecido. No entanto, relatos do presidente da época, Modesto Roma, indicavam que apenas as ideias dos dois estavam em conflito, algo considerado normal em um ambiente de trabalho, segundo o ex-mandatário.

Após as discussões, o Santos ofereceu a Marcelo Fernandes um cargo na base, que ele recusou. O técnico então viajou para Barcelona para estudar, com apoio do clube.

Ao retornar ao Brasil, comandou a Portuguesa Santista em acordo com o Peixe. Sua primeira passagem pelo Santos encerrou-se em 2018.

Idas e voltas ao Santos e aulas com Dorival

Depois de comandar o Sub-23 do Corinthians em 2019, Marcelo Fernandes voltou ao Santos em 2020, novamente como auxiliar-técnico e assumindo a equipe interinamente em duas ocasiões, após as saídas de Fábio Carille e Fabián Bustos.

Em julho de 2022, Fernandes e a diretoria chegaram a um acordo, e ele deixou o Santos com a chegada do técnico Lisca, buscando, segundo ele, “novos desafios”.

Durante esse período, dedicou-se a estudos, inclusive fazendo estágio no CT do São Paulo com seu antigo desafeto, Dorival Júnior, e seu auxiliar Lucas Silvestre.

Em agosto de 2023, Marcelo Fernandes foi contratado como auxiliar fixo pelo Santos. Contudo, após a demissão de Diego Aguirre em 15 de setembro, Fernandes assumiu interinamente, mas foi efetivado após conseguir duas vitórias logo de cara: 2 a 1 contra o Bahia, e 4 a 1 diante o Vasco.

Marcelo conduziu o time a seis vitórias e dois empates nos últimos 10 jogos. Seu trabalho vem ajudando a equipe na luta contra o rebaixamento, e agora terá a oportunidade de enfrentar Dorival Júnior, buscando vencer e afastar de vez este fantasma.

Leia também: