Santos recorre ao TAS para evitar transferban imediato por dívida com Arouca

João Basso chegou no Santos no segundo semestre de 2023 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O Santos recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) na tentativa de reverter a decisão da Fifa no caso envolvendo a dívida com o Arouca, de Portugal, referente à contratação do zagueiro João Basso. O recurso foi aceito, o que suspende os efeitos da decisão até que haja um julgamento definitivo — processo que pode levar de seis meses a um ano.
Com isso, o clube não corre risco de sofrer um transferban imediato neste caso. O prazo para quitação da dívida, avaliada em R$ 16 milhões, venceria nesta terça-feira (24), mas está temporariamente suspenso até a conclusão do julgamento.
Apesar do recurso já ter sido protocolado e aceito, o Santos mantém um representante em Portugal com o objetivo de tentar um acordo extrajudicial com o Arouca. A diretoria entende que o ideal é resolver a situação antes da decisão final, evitando que o litígio se prolongue.
João Basso foi contratado em julho de 2023 e integrou o elenco que acabou rebaixado à Série B no ano passado. Em janeiro, foi emprestado ao Estoril, também de Portugal, e retornou ao Santos em junho deste ano. Desde a volta, foi reintegrado ao grupo principal.
No Campeonato Paulista de 2025, disputou cinco partidas sob o comando de Pedro Caixinha, mas perdeu espaço ao longo da competição. Com a chegada de Cléber Xavier para o início do Brasileirão, Basso voltou a ganhar oportunidades.
Nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro, foi titular em todas: atuou contra o Vitória no lugar de Zé Ivaldo, depois diante do Botafogo na vaga de Luan Peres, e, mesmo com todos os zagueiros disponíveis, foi mantido entre os 11 contra o Fortaleza. Nesse período, o Santos venceu dois jogos fora de casa e sofreu uma derrota como mandante.
Com o calendário paralisado devido à disputa do Mundial de Clubes da Fifa, o elenco santista está em recesso. A reapresentação está marcada para o dia 27 de junho. O próximo compromisso será entre os dias 13 e 15 de julho, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro.