Santos quer valor integral da cláusula para vender Nonato ao Fluminense

Nonato está emprestado ao Fluminense desde a temporada 2024 (Foto: Divulgação / Fluminense)
O Fluminense iniciou conversas com o Santos para tentar a compra definitiva do volante Nonato, de 27 anos, que está emprestado ao clube carioca até dezembro de 2025. A negociação pode ser antecipada, e a diretoria tricolor estuda uma proposta para formalizar a intenção. A informação inicial é do Portal Meu Peixão e confirmada pelo DIÁRIO.
A cláusula de opção de compra no contrato de empréstimo está fixada em aproximadamente 1,5 milhão de dólares, o equivalente a cerca de R$ 8,3 milhões, por uma parte dos direitos econômicos do jogador. O Santos, apesar de estar disposto a vender, considera que o valor integral da cláusula precisa ser respeitado e não tem interesse em reduzir o montante. Ainda assim, o bom relacionamento entre as diretorias pode facilitar o diálogo.
Nonato pertence ao Santos até o fim de 2026. O volante chegou à Vila Belmiro em negociação com o Ludogorets, da Bulgária, que envolveu a ida do atacante Rwan Cruz ao clube europeu. Pelo Peixe, o meio-campista teve dificuldades para se firmar e acumulou 22 jogos e um gol marcado antes de ser emprestado novamente ao Fluminense.
No clube carioca, Nonato reencontrou sequência e desempenho. Indicado por Fernando Diniz, ele se tornou titular e manteve a regularidade mesmo com a troca no comando técnico. Com Renato Gaúcho, segue entre os 11 iniciais e tem participado de forma constante das partidas – foram 26 jogos até o momento em 2025, com dois gols e duas assistências.
Nonato foi destaque recente do Fluminense na disputa do Mundial de Clube. O meia esteve em todos os confrontos do Tricolor na campanha da competição, em que o time chegou à semifinal – o melhor entre os clubes não europeus.
A diretoria do Fluminense, diante do bom momento do jogador, entende que a antecipação da negociação é estratégica para garantir a permanência de um atleta com boa participação na temporada. O Santos, por sua vez, vê com bons olhos uma possível venda por conta da necessidade de reforçar o caixa, mas não abre mão de receber o valor estipulado contratualmente.
As conversas devem avançar nas próximas semanas, com o Fluminense preparando uma proposta formal para apresentar ao clube da Vila Belmiro.