Santos para no 2º tempo, sofre com lei do ex e perde para o Corinthians no Brasileirão


Escobar foi expulso no clássico contra o Corinthians (Divulgação/Santos FC)
O Santos segue seu calvário no ano de sua volta à elite do Brasileirão. Neste domingo (18), o Peixe foi a Neo Química Arena encarar o Corinthians e, embora tenha mostrado um bom futebol no primeiro tempo, sofreu mais uma derrota na competição: 1 a 0.
O gol da vitória, mais uma vez, foi marcado por Yuri Alberto, talvez um dos principais expoentes da “lei do ex” quando enfrenta o Santos Futebol Clube.
Pelos lados da Vila Belmiro, o destaque positivo foi Zé Rafael. O camisa 6, titular pela primeira vez, deu uma nova cara ao meio-campo santista, mas cansou na etapa final e foi substituído por Gabriel Bontempo.
Na próxima rodada, o Peixe encara o Vitória, em Salvador. O jogo está marcado para domingo (25), a partir das 18h30. Antes, porém, encara o CRB, fora de casa, para tentar evitar a queda prematura na Copa do Brasil.
O jogo
O Santos mudou da água para o vinho com a “volância” formada por Tomás Rincón e Zé Rafael pela primeira vez. A dupla tomou conta do setor e, com isso, todo o time cresceu, com posicionamento correto, tranquilidade e, claro, posse de bola.
Assim, sem entender muito bem o que estava acontecendo, o Corinthians pouco criou. O Santos, por sua vez, teve duas excelentes oportunidades para abrir o marcador no primeiro tempo, mas tanto a cabeçada de Zé Ivaldo quanto o chute de canhota de Barreal erraram o alvo.
O Corinthians, por sua vez, teve apenas uma chance de tirar o zero do placar, mas a bela cobrança de falta de Coronado parou na ainda mais bela defesa do goleiro Gabriel Brazão, em sua única intervenção até então.
2º tempo
A etapa final começou com os times sem mudanças de jogadores, mas de atitude. O Corinthians “entendeu” melhor e passou a empurrar o Santos para trás. O Peixe, por sua vez, começou a demonstrar cansaço e, com isso, perdeu a postura marcadora dos primeiros 45 minutos.
Aos 17 minutos, Cleber Xavier sacou Tiquinho Soares, muito mal, para a entrada de Deivid Washington, e colocou em campo também Gabriel Bontempo, no lugar do cansado, mas eficiente Zé Rafael.
Não deu tempo nem de ver se as substituições surtiriam efeito, já que em um cruzamento de Martínez para a área, Yuri Alberto testou para o fundo das redes. Brazão ainda salvou, mas, na checagem do VAR, o gol foi confirmado: 1 a 0.
Para piorar o cenário, o Santos ainda perdeu Escobar, expulso infantilmente, além de Soteldo, com mais uma lesão muscular. O venezuelano viu, do banco, e às lágrimas, sua equipe perder mais uma vez no Campeonato Brasileiro e, assim, adiar em mais uma semana o sonho da reconstrução. Yuri Alberto chegou a marcar mais um, mas, na checagem, o VAR pegou falta de Félix Torres na origem da jogada.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 X 0 SANTOS
Competição: Campeonato Brasileiro (9ª rodada)
Data e hora: 18 de maio de 2025, às 16h (horário de Brasília)
Local: Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Alex And Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto Árbitro: Fagson Júnior dos Santos Lima (SP)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Cartões amarelos: Igor Coronado, Martínez (Corinthians), Zé Rafael, Zé Ivaldo, Luan Peres, João Paulo (Santos)
Cartão vermelho: Escobar (Santos)
GOLS: Yuri Alberto (1 x 0), aos 21 minutos do 2º tempo
CORINTHIANS: Hugo Souza; Félix Torres, André Ramalho, Cacá e Fabrizio Angileri; Maycon, Breno Bidon (Romero), José Martinez (Talles Magno) e Igor Coronado (Raniele); André Carrillo (Ryan) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior
SANTOS: Gabriel Brazão, Leo Godoy, Zé Ivaldo, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón, Zé Rafael e Rollheiser (Luca Meirelles), Barreal (Thaciano), Soteldo (Matheus Xavier) e Tiquinho Soares (Deivid Washington). Técnico: Cleber Xavier