Juary ganhou fama nacional durante o Campeonato Paulista de 1978 (Crédito: Reprodução)

Em depoimento ao Diário do Peixe, Juary, integrante da primeira geração dos Meninos da Vila, fala sobre o jogo que colocou o Santos na final do Campeonato Paulista de 1978, uma vitória por 3 a 1 sobre o Guarani, na época dono do título brasileiro:

“Fiz muitos jogos especiais pelo Santos, principalmente contra o São Paulo, mas eu considero que a minha partida mais importante com a camisa do clube foi contra o Guarani, no Morumbi, no dia em que eu fiz 20 anos (16 de junho de 1979). Foi a semifinal do Campeonato Paulista de 78 e nós vencemos por 3 a 1, com dois gols meus. Aquele jogo foi muito especial principalmente por um motivo: ele nos mostrou que nós tínhamos condições de ganhar o título, apesar de pouca gente acreditar naquela equipe.

O jogo tinha tudo para ser muito difícil, e foi mesmo. Afinal de contas, não só valia uma vaga na final do Paulista como do outro lado do campo estavam jogadores como Zenon, Careca, Capitão, Neneca, enfim, uma equipe extraordinária. O Guarani era o campeão brasileiro, afinal.

Outra coisa me marcou para sempre naquele jogo: se eu não estou enganado, foi a única vez na minha carreira em que eu marquei dois gols de cabeça em uma partida. O cabeceio não era meu ponto forte, devo reconhecer, até por eu não ser alto, mas eu tive como professor um grande centroavante, o Coutinho. Ele me ensinou que eu não poderia nunca ir para o corpo a corpo com os zagueiros, que eram muito mais altos do que eu. Ele sempre me dizia que eu tinha de saber me colocar na área.

O Couto foi mesmo um grande professor. Ele me ensinou muitas coisas sobre a posição de centroavante, até porque na base do Santos eu jogava como meia. Quem me inventou como centroavante foi o Seu Chico Formiga (técnico do Santos campeão paulista de 1978) em um dia em que ele ficou sem ninguém para jogar na posição.

Aquela vitória sobre o Guarani foi fundamental porque mostrou que nós poderíamos ganhar o campeonato, que não éramos tão fracos quanto muitos poderiam pensar. Afinal de contas, nós batemos o melhor time do Brasil na época, um time que era o campeão brasileiro. Se nós ganhamos deles, então poderíamos ganhar de qualquer um.”

FICHA TÉCNICA

Santos 3 x 1 Guarani

Campeonato Paulista de 1978 – Semifinal

Local: Morumbi, em São Paulo
Data: 16/6/1979
Gols: João Paulo, aos 13, e Juary, aos 24 minutos do 1º Tempo; Zenon, aos 19, e Juary, aos 36 minutos do 2º Tempo
Árbitro: Hélio Cosso
Renda: Cr$ 1.983.340,00
Público: 44.208 (41.352 pagantes)

Santos: Flávio; Nelsinho, Joãozinho, Antônio Carlos e Gilberto Sorriso; Zé Carlos, Toninho Vieira e Pita; Claudinho (Célio), Juary e João Paulo. Técnico: Chico Formiga

Guarani: Neneca; Mauro, Gomes, Edson e Odair; Zé Carlos, Zenon e Renato; Capitão, Careca (João Carlos) e Bozó. Técnico: Carlos Alberto Silva

Confira os gols da vitória inesquecível do Santos sobre o Guarani: