Robert sofre a marcação de Fabinho, do Corinthians, na final do Brasileiro de 2002 (Crédito: Divulgação)

Em depoimento ao Diário do Peixe, o ex-meia Robert, vice-campeão brasileiro em 1995 com o Santos, recorda a decisão do Brasileirão de 2002, contra o Corinthians, em que ele entrou no lugar de Diego logo no primeiro mminuto de jogo e ajudou o Peixe a sair de uma fila de 18 anos sem uma grande conquista.

“O meu jogo mais importante com a camisa de Santos não pode ser outro de jeito nenhum. Tem de ser a final do Brasileiro de 2002. Aquela partida começou para mim muito antes, no início da semana da decisão. A história foi a seguinte: o Alberto levou o terceiro cartão no primeiro jogo da final e eu tinha certeza de que iria jogar a partida decisiva. Pensei assim: o Leão vai adiantar o Diego e me colocar no meio. Só que ele acabou colocando o William no ataque. E eu fiquei p… da vida.

Para minha surpresa, o Diego se machucou no primeiro minuto do jogo. Eu sabia que ele estava com algum problema muscular, mas não sabia que era tão sério. Na mesma hora eu comecei a aquecer, bati no ombro do Leão e falei que estava pronto. Aí não tinha como ele não me colocar em campo.

Aquela decisão foi um dos jogos mais importantes da história do Santos. Pelo momento difícil que o clube vivia, foi uma partida diferente de tudo, muito marcante para a história do clube, importante até para as finanças do clube, já que vários daqueles jogadores foram vendidos para equipes da Europa e isso ajudou demais o Santos. E aquela decisão foi também um divisor de águas na minha vida.

No gramado do Morumbi, assim que acabou a partida, eu tive a oportunidade de falar dos meus amigos de 1995 (do time vice-campeão brasileiro). E eu dediquei aquele título a eles. De uma certa forma, eu senti que estava ali representando meus companheiros que não conseguiram comemorar o título brasileiro naquele jogo contra o Botafogo.

Depois de ter vivido tantas frustrações no Santos, depois de ter perdido a final do Brasileiro de 95, a final do Paulista de 2000 e a semifinal do Paulista de 2001, aquela conquista de 2002 lavou a minha alma. Eu chorei demais naquele dia, chorei tudo o que não havia chorado em todas aquelas derrotas tão dolorosas.

Eu me senti aliviado, senti que já poderia ir embora do Santos em paz, a minha missão estava cumprida. Aquele título foi um presente de Deus. Junto com a minha convocação para a Seleção Brasileira, foi o meu melhor momento como jogador.”

FICHA TÉCNICA

Corinthians 2 x 3 Santos

Campeonato Brasileiro – Final (2º Jogo)
Data: 15/2/2002
Local: Morumbi, em São Paulo
Gols: Robinho, aos 37 minutos do 1º Tempo; Deivid, aos 30, Anderson, aos 39, Elano, aos 42, e Léo, aos 47 minutos do 2º Tempo
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Renda: R$ 1.152.809,00
Público: 74.586 pagantes
Cartões amarelos: Fabinho, Fábio Luciano, Fabrício, Maurinho e Fábio Costa

Corinthians: Doni; Rogério, Fábio Luciano, Anderson e Kléber; Fabinho (Fabrício), Vampeta e Renato; Deivid, Guilherme (Leandro) e Gil. Técnico: Carlos Alberto Parreira
Santos: Fábio Costa; Maurinho, Alex, André Luís e Léo; Paulo Almeida, Renato, Diego (Robert) e Elano; William (Alexandre) e Robinho. Técnico: Emerson Leão