Rodrygo (à esquerda) marcou o gol de empate no Pacaembu (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O menino Rodrygo salvou o Santos de uma derrota no Pacaembu. Graças a um gol do garoto nos acréscimos do segundo tempo, o Peixe empatou por 1 a 1 com o Ituano, em uma péssima atuação da equipe dirigida por Jair Ventura. Foi o primeiro empate do time alvinegro no Campeonato Paulista.

A atuação do Santos no primeiro tempo no Pacaembu foi horrível, uma grande decepção para uma equipe que três dias antes havia derrotado a Ponte Preta em Campinas. Muitos erros de passes, deslocamentos equivocados, bolas perdidas a todo momento… Um horror. O Ituano, bem organizado, dominou o jogo desde o início, e abriu o placar aos 16 minutos. O volante Baralhas arriscou um chute de fora da área, a bola desviou no zagueiro Robson Bambu, que parece ter sentido o peso da estreia entre os profissionais, e deixou Vanderlei sem ação.

Como normalmente ocorre com equipes pequenas, o Ituano não mostrou muita ambição. Foi a sorte do Peixe. Se o time de Itu tivesse buscado mais gols na etapa inicial, teria ampliado a vantagem, tamanha era a sua superioridade.

Com Eduardo Sasha e Jean Mota em campo, o Santos ao menos teve mais energia no segundo tempo. O time alvinegro passou a jogar à beira da área do Ituano, mas tinha muitas dificuldades para superar a fechada defesa adversária. Ainda assim, Sasha quase empatou a partida com uma cabeçada, que foi defendida pelo goleiro Vagner.

Na metade da segunda etapa, o menino Rodrygo entrou em campo, o que animou a torcida santista no Pacaembu. Ele deu muito trabalho à defesa do Ituano, e até conseguiu forçar alguns cartões amarelos para o time visitante, mas ainda assim o Santos não conseguia criar boas chances de gol. E escapou de levar o segundo em contra-ataques do adversário, que só não ampliou sua vantagem por falta de capricho e por causa de mais uma ótima atuação do goleiro Vanderlei.

Até que, nos acréscimos, uma bola levantada na área por Vecchio mudou o resultado. Rodrygo foi muito esperto, ganhou da defesa do Ituano pelo alto e marcou de cabeça o gol que evitou a segunda derrota do Peixe no Paulistão.

FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 1 Ituano
Local: Pacaembu
Árbitro: Vinicius Furlan
Gols: Baralhas, aos 16 minutos do 1º tempo; Rodrygo, aos 45 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Matheus Jesus, Copete, Tony, Claudinho, Juninho e Serrato
Renda: R$ 330.440,00
Público: 11.513 pagantes

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Robson Bambu e Caju (Rodrygo); Matheus Jesus (Jean Mota), Renato e Vecchio; Copete, Rodrigão (Eduardo Sasha) e Arthur Gomes. Técnico: Jair Ventura
Ituano: Vagner; Igor Vinícius, Léo, Ricardo Silva e Raul; Baralhas (Serrato), Tony e Guilherme; Marcelinho (Giba), Ronaldo e Claudinho (Juninho). Técnico: Vinicius Bergantin