O goleiro Vladimir fez parte do grupo do Santos campeão da Copa Libertadores de 2011 (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Na lista de 30 inscritos na Copa Libertadores, 15 são da base e 16 vão fazer sua estreia na competição. Mas nenhum número é menor do que o de jogadores que já levantaram a taça máxima do continente: apenas um, o goleiro Vladimir.

Vladimir participou da campanha do título santista em 2011, quando era reserva de Rafael Cabral, e viu Neymar e Ganso comandarem o Peixe até o degrau mais alto da América do Sul. Sete ano após a conquista, Vladimir é o único remanescente.

“Eu tinha apenas 21 anos de idade e foi muito importante para minha carreira ter feito parte daquele grupo, ao lado do Rafael e do Aranha (demais goleiros do Peixe). Enfrentamos alguns momentos difíceis, mas nos unimos e fomos superando cada adversário até vencer o Peñarol na decisão. Ver a torcida santista fazendo aquela grande festa no Pacaembu lotado é uma cena que jamais irei esquecer”, lembrou Vladimir.

Um jogador também tem experiência em fases avançadas da competição continental: Renato, que chegou à final com o Santos de Robinho e Diego em 2003 e foi derrotado pelo Boca Juniors. Já o atacante Copete poderia se juntar a lista de campeões com o goleiro Vladimir, afinal, ele fez parte da campanha do Atlético Nacional campeão da Libertadores em 2016, porém, o colombiano deixou o time nas quartas de final exatamente para jogar no Santos e não levantou a taça.

“Sabemos que a Libertadores é um dos campeonatos mais difíceis do mundo. Temos muitos clubes com condições de brigar pelo título e acredito que o Santos é um deles. Nosso grupo conta com uma boa mescla de jogadores experientes e jovens com potencial. Estamos preparados para fazer uma boa campanha”, disse Copete.