Robinho está sendo julgado por estupro na Itália (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O presidente Orlando Rollo deu entrevista coletiva nesta quarta-feira pela primeira vez desde a polêmica contratação do atacante Robinho. O assunto foi trazido à conversa pelo próprio mandatário, que deixou claro não ter poder para julgar, mas deu suas impressões sobre os áudios vazados.

“Evidente que os áudios são bem significativos. O crime de estupro é bem repugnante. Eu nunca respondi a nenhum processo administrativo porque sou respeitador de todos os direitos e garantias fundamentais, e entre eles, é claro, ele não pode ser considerado culpado até que se transite em julgado. Os áudios são graves? Gravíssimos! Fiquei incomodado? Sim, fiquei muito incomodado. O atleta e sua defesa alegam que alguns áudios foram traduzidos do português para o italiano de maneira equivocada e outros foram tirados de contexto”.

“Eu já fiz muito, na minha carreira, porque sou Policial. Eu abomino o crime de estupro. Abomino qualquer tipo de violência, qualquer tipo de violência sobre as mulheres. Nos meus 18 anos de polícia, já prendi dezenas de estupradores. Já investiguei dezenas de estupradores. Já levei à condenação dezenas de estupradores. Então eu efetivamente luto contra esse crime, inclusive um caso que ficou muito conhecido em Santos, o do Maníaco do Ônibus, que atacava mulheres nos ônibus, fui eu que prendi. Podemos estar diante de um novo caso da Escola de Base”, concluiu Rollo.

O caso da Escola de Base, citado por Rollo aconteceu em 1994, numa escola da Aclimação, em São Paulo. Na época, o casal dono da escola, uma professora e um motorista foram acusado de abuso sexual contra alunos de quatro anos. Depois de serem considerados culpados pela imprensa e opinião pública, o julgamento comprovou a inocência deles, mas a escola teve que fechar as portas. O caso é emblemático sobre o papel de imprensa.

Depois de publicados os primeiros trechos das conversas, a contratação de Robinho foi alvo de muito protesto da opinião pública, imprensa e patrocinadores. Na noite de sexta, ele e o Santos decidiram suspender o contrato. Orlando Rollo afirmou que vai esperar o julgamento do jogador em segunda instância. Se ele for absolvido, o contrato será retomado. Em caso de nova condenação, o contrato será rescindido.