O treinador pode ir embora do Santos ao fim do Campeonato Brasileiro (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Agora que as chances de classificação para a Copa Libertadores da América são praticamente nulas, o Santos precisa dar prioridade absoluta ao planejamento para a próxima temporada. Urgentemente. Não há tempo a perder, até porque os rivais, muitos deles em situação financeira bem melhor, com certeza já estão fazendo isso. Para não ficar (ainda mais) para trás, o Peixe precisa montar logo o seu elenco para o ano que vem, mas antes disso é preciso resolver um “probleminha”: Cuca será ou não o técnico santista em 2019?

A decisão está nas mãos do próprio treinador. Ele tem contrato até o fim do ano que vem e a diretoria não quer a sua saída. Mas Cuca não sabe se vai ficar. Quando aceitou o convite para trabalhar no Santos, em julho, o treinador obviamente não sabia que o clube passava por enorme turbulência política, nem imaginava que teria problemas de relacionamento com o presidente José Carlos Peres. E agora Cuca tem sérias dúvidas se vale a pena continuar no Peixe após o fim do Brasileirão – em outras palavras, ele tem sérias dúvidas se vale a pena continuar trabalhando com Peres.

Sendo ele um profissional muito valorizado no mercado brasileiro, é natural que Cuca pense que, saindo do Santos, logo receberá um convite para trabalhar em outro clube grande, provavelmente um clube com ambiente mais tranquilo. E não está de todo errado o treinador. Afinal de contas, a atual diretoria santista deu em 2018 diversas demonstrações de que é confusa e pouco organizada.

Cuca tem todo o direito de fazer a escolha que achar melhor para a sua carreira, mas sua demora para tomar uma decisão atrapalha o Santos em um momento em que o clube precisa ser ágil. O presidente Peres já disse que o elenco de 2019 será montado ao gosto de Cuca, mas, para isso, é preciso que ele esteja disposto a permanecer na Vila Belmiro. E, como publicou recentemente o DIÁRIO, o treinador está inclinado a ir embora, ainda que seus auxiliares tentem convencê-lo a ficar.

Apesar das quatro derrotas consecutivas na reta final do Brasileirão, o saldo do trabalho de Cuca no Santos é positivo, e nada indica que uma nova troca de treinador será boa para o clube. Mas Cuca tem de se posicionar o mais rápido possível: se ficar, que seja com a motivação lá no alto; se for embora, que o faça logo, para dar ao Peixe a chance de trazer outro profissional ainda a tempo de fazer um planejamento decente para 2019.