
Edu Dracena foi o capitão do Peixe no tricampeonato da Libertadores em 2011 (Crédito: Reprodução)
*Por Fernando Ribeiro e Vinícius Cabral, especial para o DIÁRIO DO PEIXE
Na busca pelo tetracampeonato da Copa Libertadores, o Santos tem jogo decisivo nesta noite, contra o Grêmio. No primeiro jogo, empate em um gol e agora uma vitória simples coloca o Peixe na semifinal (empate sem gols, também). Esta é a oitava participação do Santos nas quartas de final da Libertadores (esta fase foi criada a partir da edição de 1988, antes os clubes seguiam da fase de grupos direto às semifinais).
A primeira participação do Peixe nas quartas de final foi diante do Cruz Azul, do México, em 2003. O Santos empatou a primeira partida e venceu no jogo de volta. Nas duas edições seguintes, o alvinegro praiano foi eliminado neste estágio da Copa: em 2004 para o Once Caldas (COL) e em 2005 para o Atlético Paranaense. Em 2007 e 2008 o adversário nas quartas de final foi o mesmo: América, do México. No primeiro ano, o Peixe passou depois de muito sufoco (empatou o primeiro jogo fora de casa, ganhou na Vila); mas em 2008 foi eliminado pelos mexicanos depois de perder fora e ganhar em casa (0x2 e 1×0).
No ano do tricampeonato, 2011, o Once Caldas cruzou novamente o caminho, mas desta vez foi eliminado (vitória na Colômbia, empate no Pacaembu). Em 2012, o Vélez Sarsfield foi superado com exagerada dose de emoção, com o alvinegro se classificando após disputa de pênaltis. A última participação do Santos nas quartas de final da Libertadores é para esquecer. Eliminação após derrota em Vila Belmiro, para o Barcelona, do Equador.
Pelas quartas de final, foram 18 jogos (incluindo o primeiro jogo desta edição): cinco vitórias do Santos, seis empates e seis derrotas. O Peixe marcou 14 gols e sofreu 17. Em jogos pelas quartas de final na Vila Belmiro, o retrospecto do Santos é melhor: quatro vitórias, um empate e duas derrotas.
Boa sorte ao Santos!
*A série Jogos para sempre será publicada sempre para resgatar um confronto inesquecível entre o Santos e seu próximo adversário.
Deixar um comentário