Técnico se enquadra nos requisitos da preferência do presidente José Carlos Peres (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos quis Abel Braga, mas o técnico dá preferência ao Flamengo. O Peixe, então, tentou Muricy Ramalho, como o Diário do Peixe antecipou, porém ainda não conseguiu – e dificilmente conseguirá – convencê-lo a deixar o cargo de comentarista. Assim, um terceiro nome começa a ganhar força na Vila Belmiro: Dorival Júnior.

O comandante que já soma duas passagens pelo Santos e atualmente treina o Flamengo deve deixar o clube carioca após as eleições deste sábado, justamente para a chegada de Abel Braga. Na época da demissão de Jair Ventura, o presidente José Carlos Peres acreditava que o ciclo de Dorival no Peixe já havia se encerrado, no entanto, alguns dos membros do Comitê de Gestão discordam do mandatário e fazem pressão pelo técnico.

José Carlos Peres gostaria de contar com um treinador com algumas características bem definidas: experiente, vencedor, que respeite o DNA do Santos e que tenha boa relação com as categorias de base. Apesar da resistência inicial do mandatário, Dorival é um dos poucos no mercado que reúne todos os requisitos.

Foi ele quem levou o Peixe aos títulos do Campeonato Paulista e Copa do Brasil de 2010 e do estadual de 2016, último título conquistado pelo Santos. Ambos os times ficaram conhecidos por revelar os maiores talentos do Santos dos últimos anos, como Neymar, Ganso e André na primeira passagem, e Thiago Maia, Zeca, Gabigol e Geuvânio, na segunda.

O que joga contra Dorival é que o Santos ainda deve 2,5 milhões de reais ao treinador. No entanto, em entrevistas passadas, o presidente José Carlos Peres chegou a citar Thiago Maia para lembrar que uma dívida não impede a contratação de um jogador, já que o clube pode parcelar o montante durante o tempo de contrato e pagar juntamente com o salário mensal.