O volante Carlos Sánchez atuou de forma irregular diante do Independiente na Copa Libertadores, segundo a Conmebol (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O Santos esteve envolvido em uma das principais polêmicas da Copa Libertadores de 2018 e acabou eliminado fora de campo pela escalação irregular do volante uruguaio Carlos Sánchez na partida de ida das oitavas-de-final contra o Independiente, na Argentina.

O Peixe fez uma primeira fase com altos e baixos. Perdeu para o Real Garcilaso, na altitude do Peru, mas conseguiu boas vitórias diante do Nacional, no Pacaembu, mesmo jogando boa parte do tempo com um jogador a menos (Gabigol foi expulso) e diante do Estudiantes, na Vila Belmiro. Contra os argentinos, levou um sufoco, Vanderlei fez milagres e conseguiu uma vitória também na Argentina. Com isso, terminou a fase de grupos na primeira colocação do grupo, com 10 pontos.

Nas oitavas-de-final, o clube pode contar com os estrangeiros contratados no meio do ano e arrancou um empate em 0 a 0 com o Independiente, na partida de ida, ma Argentina. No entanto, o clube foi denunciado após o jogo e a Conmebol considerou a escalação do volante irregular. Ele havia sido expulso em sua última partida pelo River Plate na Copa Sul-Americana e pego três jogos de suspensão. O Santos alegou que o sistema online Comet liberou a escalação do jogador, mas o argumento não foi aceito no julgamento.

O Independiente foi considerado vencedor do primeiro jogo por 3 a 0. Na volta, no Pacaembu, o Santos entrou em campo precisando de uma vitória por quatro gols de diferença para garantir a classificação, mas um novo empate em 0 a 0 deu a vaga aos argentinos.

Alison se destacou na Libertadores pelo estilo guerreiro no duelo contra rivais tradicionais (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Destaque

A campanha do Santos na Copa Libertadores não teve muito brilho ofensivo. Com isso, o principal destaque do time na competição foi o volante Alison. O pitbul foi eleito pelos torcedores o melhor em campo nas partidas contra o Real Garcilaso, no Peru, e contra o Nacional, no Pacaembu. O estilo guerreiro do jogador ganhou espaço na competição contra rivais tradicionais do continente. Vale destacar também a atuação do goleiro Vanderlei no duelo contra o Estudiantes, na Argentina, e o golaço marcado pelo garoto Rodrygo na vitória sobre o Nacional no Pacaembu.

 

Problema

Além da escalação irregular de Carlos Sánchez no primeiro jogo, o Santos soube apenas horas antes do segundo jogo contra o Independiente que poderia utilizar o jogador no confronto do Pacaembu. O técnico Cuca não tinha certeza da liberação do volante e só confirmou a equipe titular para os próprios atletas momentos antes do confronto.

Fato marcante

Em um misto de revolta contra o time, a diretoria e a Conmebol, torcedores do Santos provocaram um quebra-quebra no estádio do Pacaembu no segundo tempo do jogo contra o Independiente. O jogo foi encerrado antes do seu final, cadeiras foram quebrados e o Santos teve de pagar um prejuízo de cerca de R$ 50 mil para a Prefeitura. O clube também foi multado pela Conmebol e terá de fazer os dois primeiros jogos como mandante na Copa Sul-Americana com portões fechados.

Mais de 60 cadeiras foram quebradas pelos torcedores na partida entre Santos e Independiente pela Copa Libertadores (Crédito: Diário do Peixe)

Jogo-chave

O “jogo-chave” da edição de 2018 da Copa Libertadores para o Santos aconteceu fora de campo. Após a denúncia da escalação irregular de Carlos Sánchez, o Santos contratou até o advogado que salvou o Fluminense do rebaixamento no Brasileirão, Mário Bittencourt, para defender o clube no julgamento do caso na Conmebol. Após horas de audiência no Paraguai no dia 27 de agosto, a entidade deu ganho de causa ao clube argentino em decisão anunciada no dia 28 de agosto, data da partida de volta.

Campanha

1/3 – Real Garcilaso 2 x 0 Santos
15/3 – Santos 3 x 1 Nacional – Eduardo Sasha (2), Rodrygo
5/4 – Estudiantes 0 x 1 Santos – Arthur Gomes
24/2 – Santos 2 x 0 Estudiantes – Gabigol e Lucas Veríssimo
1/5 – Nacional 1 x 0 Santos
24/5 – Santos 0 x 0 Real Garcilaso

Oitavas-de-final

21/8 – Independiente 3 x 0 Santos *
28/8 – Santos 0 x 0 Independiente

*em julgamento na Conmebol

Artilheiros: Eduardo Sasha (2)