Pedro Henrique é pivô de denúncia contra o Sport (Crédito: Anderson Stevens / Sport Club do Recife)

O Sport recebeu um ofício assinado pelo Diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Flores, dizendo que o clube de Recife não cometeu irregularidades na escalação do zagueiro do zagueiro Pedro Henrique.

A investigação envolve diretamente o Santos e outras equipes como Grêmio, Bahia e Juventude. O Sport é o antepenúltimo colocado com 26 pontos. O Peixe é o primeiro time fora do Z4 com 28 pontos. O Leão pode até perder 14 pontos, o que colocaria a equipe já como rebaixada para a Série B e facilitando para o Alvinegro que busca a reabilitação na competição.

“Entendemos que, no caso específico objeto da presente consulta, em razão da prevalência do REC, pelas razões acima descritas, deve ser considerada a atuação do atleta Pedro Henrique Alves Santana pelo Internacional em cinco partidas no Campeonato Brasileiro da Série A 2021, de modo que não há irregularidade em sua transferência ao Sport Club do Recife“, diz o texto do ofício.

Pedro Henrique fez quatro jogos pelo Sport, mas quando estava no Internacional atuou em cinco partidas e levou cartão amarelo em dois jogos pelo Brasileiro. No entanto, caracteriza como sete jogos de participação efetiva do zagueiro e o regulamento da competição não permite atuação em outro clube da Série A depois de atuação em sete jogos.

A explicativa da CBF, porém, não arquiva a investigação. A decisão precisa ser tomada em caráter jurídica.

“Aproveitamos o ensejo para enfatizar que, caso ocorra divergência entre a opinião da CBF e o entendimento da Justiça Desportiva, as decisões desta terão sempre prevalência, porquanto a opinião dada pela CBF não tem caráter vinculante”, explica.