
Edu Dracena é executivo de futebol do Santos (Crédito: Reprodução)
O executivo de futebol do Santos, Edu Dracena, publicou uma nota de esclarecimento e pediu desculpas depois do árbitro Leandro Pedro Vuaden relatar ofensas do executivo na súmula do clássico contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileiro nesta segunda-feira. O Peixe perdeu por 2 a 1, com o gol da vitória são-paulina sendo marcada pelo VAR.
A equipe santista reclama que no lance que antecedeu o pênalti houve um erro de Leandro Vuaden. Marcos Leonardo e Alisson disputaram a bola e, antes dela sair, o jogador do São Paulo tenta segurar a bola. Arbitragem marcou lateral contra o Peixe, na sequência, surge a penalidade.
Veja a nota de esclarecimento de Edu Dracena:
Nesta segunda-feira (2), Santos e São Paulo fizeram um clássico disputado que terminou manchado. A atuação do árbitro em dois lances decisivos – o lateral que originou o pênalti contra o Santos e a não marcação de uma penalidade máxima nos acréscimos, que sequer foi checada pelo juiz no VAR – amplificaram a nossa indignação. Porque não foram os primeiros erros.
Nas últimas semanas, contabilizamos pênalti claro contra o Fluminense não apitado, pênalti inacreditável apitado contra o Santos diante do Coritiba, pênalti claríssimo não apitado contra o Coritiba, na Copa do Brasil, e os lances que culminaram com a derrota de ontem. Pontos preciosos para um Clube que está em fase de reestruturação financeira, apostando em uma gestão responsável e equilibrada, e que diante de todos os prognósticos da imprensa, estava disputando a liderança do Campeonato Brasileiro.
Os erros se sucedem de maneira dramática contra o Santos, somos cobrados pela torcida e pelos próprios atletas e nos perguntamos: por que as interpretações são sempre contra nós? A regra pode não ser clara, mas a interpretação precisa ser uniforme. As regras do jogo não podem valer só para um lado.
Após a partida, encontrei o árbitro e desabafei. Usei palavras fortes porque estava muito exaltado, mas, em nenhum momento, ameacei sua integridade física. O que externei foi a indignação de que nós, profissionais do Futebol, somos cobrados interna e externamente a cada partida. Somos ‘julgados’ por nossas atitudes a cada jogo, duas vezes por semana. Enquanto isso, os árbitros acumulam erros capitais e continuam apitando como se nada tivesse acontecido. O que externei, no calor da emoção, foi a vontade de que o árbitro pudesse sentir a mesma cobrança que nós sentimos nas ruas.
Peço desculpas por, diante do meu desabafo, gerar interpretações de incentivo à violência. Tenho uma carreira longa como profissional do Futebol que demonstra meu caráter. Mas não retiro uma vírgula sobre as críticas à arbitragem brasileira. Espero que o Wilson Seneme tenha sabedoria para conduzir as mudanças que a arbitragem brasileira precisa.
CONCORDO plenamente e assino embaixo! De cabeça quente as pessoas não fazem as coisas com a razão e sim com a paixão, e depois Edu Dracna de cabeça fria pediu desculpas ao árbitro!
Ele não se desculpou com o arbitro, e nem deve.
Ele se desculpou por ter ameaçado, eventualmente incentivado a violência, e neste ponto, ele está correto
Cobrar o árbitro pelos erros cometidos sim, tem que cobrar, ameaçar o árbitro não, violência não….
Parabéns ao Edu Dracena.
Postei aqui mesmo no Diário. Esse apitador é caseiro e vagabundo, acrescento é preguiçoso.
Edu Dracena fez o correto em cobrar a arbitragem até porque eles tem conduzido de forma errada e medindo o peso contra o Santos, o VAR veio para ajudar mas no Brasil agora tudo virou lance interpretativo e só usam o VAR quando bem querem, precisa urgente de algum órgão que possa investigar de maneira imparcial o que realmente está acontecendo porque vemos sendo prejudicados desde o campeonato paulista até contra o próprio São Paulo em plena Vila Belmiro quando em três lances de penalti claro onde nem era necessário o VAR a árbitra não deu nenhum dos pênaltis e nem o VAR a alertou sobre o possível erro. Só pra lembrar a maioria dos times do Brasil hoje em dia são patrocinados por empresas de site de apostas…
Esse Vuaden ja roubou o Santos em 2012 contra os Gambas
Na semi da liberta
É uma vergonha a arbitragem, todos contra o Santos que está com a situação financeira em crise e não pode ganhar honestamente, em todos os jogos foi penalizado pelos juízes e var.
Árbitro ruim tem que socar a lenha até melhorar e até se tiver que volta pra escolinha para fazer reciclagem se for o caso! Se não vira bagunça, e não adianta ficar putinho, Nessa história quem tem que pedir desculpa é o ele que errou e prejudicou o Santos. Eu acho que até melhorariam um pouco o futebol se todos os árbitros tivessem que ir ao vivo na TV e dizer que errou e no que errou é pedir desculpas para o time que ele prejudicou.
Edu Dracena é um homem de caráter. Quem nunca utilizou palavras fortes em um momento exaltado, que atire a primeira pedra. Há vezes que perdemos a cabeça e não usamos as melhores palavras.
Hoje, temos um executivo de futebol sério, profissional e identificado com o clube. O trabalho dele está sendo muito bom dentro das possibilidades atuais do Santos.
Enfim: se exaltou, pediu desculpas pelo motivo correto (e não diretamente ao árbitro) e continuará fazendo o seu trabalho elogiável.
Pra cima deles, Santos!
Pedir desculpas para um canalha é triste, esse cara travestido de árbitro é uma vergonha, deveria ser excluído da arbitragem, aí o safado faz um relatório onde suas palavras valem mais que qualquer imagem e a CBF é conivente com as falcatruas do futebol.
Muito digna atitude do Dracena, porém TUDO QUE ELE DISSE ONTEM É A MAIS PURA VERDADE, temos que dar um basta, da forma que as Arbitragens, inclusive aquela CAMBADA do VAR, tem tratado o Santos, não queremos ser favorecidos, apenas queremos o que é justo ….
A Tv Santos e o diário do peixe não tem as imagens do jogo ? Veja a as imagens do lateral e coloque no YouTube e redes sociais . E também mande as imagens para a comissão de arbitragem e também para a CBF . Parabéns ao Edu Dracena . Força aí e estamos com você 👍 Santos sempre Santos .
Não tem que pedir desculpa não, não é porque um ser humano ocupar um cargo e se acha que pode errar e não ser criticado,autoridade é aquele que assume seu erro e vem a público humildemente assumir
Concordo com o Dracena., mas por favor Dracena pede pra alguém ajudar esse time a jogar bola.
Esse time dos Bambis são ruins de mais.
Prato cheio para os carniceiros do STJD, os mulambos irão punir JP e Dracena de forma meteórica. Tudo pode qdo qdo tem fin Din para eles. Mas estamos numa ressaca de grana de dar dó. A CBF continuará com os preferidos e vão a cada partida minando o Santos. Tenho em mente que é proposital, mas não farão do Santos bode expiatório, como fizeram com a Portuguesa de Desportos
Se bem que a CBF é um antro de desonestos , vejam o Caboclo
Cobrar o árbitro pelos erros cometidos sim, tem que cobrar, ameaçar o árbitro não, violência não….
Parabéns ao Edu Dracena.
Precisam sentir na pele, dentes, nariz, boca o que nós torcedores sentimos a cada furto (leia-se interpretação errada), desses seres humanos “canalhas” mal intencionados.
Só falou verdades, o futebol brasileiro tem 2 pesos e duas medidas, e a tempos o SFC vem sendo prejudicado e não vejo a mídia em geral dando ênfase ao que vem acontecendo, e os grandes mandatários do futebol fazem de conta que nada está acontecendo e a pergunta que fica, até quando?
Falar a verdade sobre as coisas sempre atinge quem cometeu o “erro”. Não tem de pedir desculpas, o que tá acontecendo nós jogos do Santos em questão de arbitragem, já virou uma vergonha.Qual será o motivo de tanta perseguição?
Nao precisa pedir desculpas pra o juiz isso porque o erro foi dele entao o juiz e que tem que reparar o erro dele e nao prejudicar o clube adiversario eu acho que estes juiz tem que acompanhar mais as jogadas de pertinho pra nao cometer erros grotescos .em fim as cameras sao as suas testemunhas e depois vem as criticas e punicao pra o culpado isso nao esta no dicionario da CBF.entao juizadas vamos apitar direito pra ser bem elogiados e nao ser odiados faca bem pra nao prejudicar ninguem att.
Nao tem que pedir desculpas pra o juiz afinal o erro foi dele entao este calhirda tem que acompanhar as jogadas de perto pra nao cometer os erros grotescos e prejudicando os clubes adiversarios.sendo qui as cameras sao as suas testemunhas e cusadoras dos erros destes juizes entao diretores ou nembros dos clubes nao tem que pedir desculpas pra estes calhordas afinal o erro foi dele estao ele e que tem que si retratar bandos de juizados vamos fazer o servico direitos pra ser elogiados e nao ser odiados