Jean Mota teve atuação discreta contra o River Plate, em Montevidéu (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos estreou na Copa Sul-Americana com um empate sem gols com o River Plate-URU, na noite desta terça-feira, em Montevidéu. O time comandado por Jorge Sampaoli não jogou bem e ainda teve o lateral-esquerdo Orinho expulso aos 21min do segundo tempo, o que prejudicou as pretensões do Peixe. Foi a primeira partida em que os santistas não marcaram nesta temporada.

O jogo da volta está marcado para o próximo dia 26/2, às 19h15, no Pacaembu, com portões fechados, já que o Santos foi punido pelo tumulto na partida de volta das oitavas de final da Libertadores 2018, contra o Independiente, no mesmo Pacaembu. Uma vitória simples garante a passagem do Peixe para a segunda fase da competição.

Agora o Peixe volta suas atenções para o Campeonato Paulista, em que enfrenta o Guarani na próxima segunda-feira, 18/2, às 20h, no Pacaembu, pela sétima rodada da competição.

O primeiro tempo foi bastante morno. O Santos até começou o jogo mantendo o estilo implantado pelo técnico Jorge Sampaoli, marcando forte e pressionando o River Plate. No entanto aos poucos o time uruguaio passou a manter mais a bola no pé e criou algumas chances de gol.

Aos 13min, a primeira grande chance do Santos. Derlis González recebeu na frente do goleiro Oliveira, que impediu o gol. O santista retomou a bola e passou para Copete, que chutou, mas o zagueiro salvou o na linha do gol.

Depois o jogo esfriou novamente, com ambas as equipes errando muito no último passe. O ritmo sonolento foi quebrado aos 30min, quando González tentou uma meia bicicleta, mas a bola passou sobre o travessão uruguaio. O Peixe ainda tentou uma pressão nos minutos finais do primeiro tempo, sem sucesso.

Os santistas voltaram mais ligados no segundo tempo e atacou o time uruguaio. Aos 5min, Copete marcou de cabeça, mas o gol anulado por conta de o colombiano ter feito falta no zagueiro adversário. O River Plate respondeu e Da Luz chutou uma bola na trave de Vanderlei aos 9min.

Os santistas criaram boas chances, a melhor delas desperdiçada por Diego Pituca, depois de passe de  Soteldo. A situação santista piorou quando, aos  20min, Orinho fez falta na linha da grande área e foi expulso pelo árbitro argentino Germán Delfino.

 

Com um jogador a menos, o Santos cedeu espaço ao River Plate, que passou a agredir mais a defesa brasileira e criou boas chances para marcar, mas o  placar ficou no zero a zero.

 

RIVER PLATE – URU 0 X 0 SANTOS

Estádio: estádio Luis Franzini, Montevidéu (Uruguai)
Árbitro: German Delfino (ARG)

Cartão vermelho: Orinho, aos 21min do segundo tempo

Cartões amarelos: Derlis González, aos 48min do segundo tempo

RIVER PLATE-URU

Gastón Oliveira; Claudio Herrera, Ivan Silva, Agustin Ale e Luis Olivera; Maximiliano Calzada, Sebastián Piriz, Facundo Ospitaleche, Da Luz e Juan Plade; Juan Olivera. Técnico: Jorge Giordano

SANTOS

Vanderlei; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Orinho; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca Yuri, aos 47min do segundo tempo); Jean Mota (Mateus Ribeiro, aos 27min do segundo tempo), Derlis González e Copete (Soteldo, aos 15min do segundo tempo). Técnico: Jorge Sampaoli