
Lisca foi um dos palestrantes (Crédito: Guilherme Lesnok)
O técnico Lisca participou do evento Brasil Futebol Expo, em São Paulo, palestrando no painel “Desafios para se tornar um vencedor. Ao lado do ex-jogador Edmilson e de Mizael Conrado, atual presidente do comitê paralímpico brasileiro, o treinador parecia incomodado com a derrota para o Goiás, na segunda.
Ao ser chamado por Gabriel Bussinger, ex-treinador do próprio Peixe e que foi responsável por ministrar o painel, recebeu aplausos do público e, em seguida, agradeceu o convite.
“Agradeço pelo convite, principalmente depois da porrada de ontem, perder o jogo da forma que foi. Pensei em casa sobre vir, um dia não muito bom. Mas confesso que a energia mudou quando cheguei aqui, com o carinho do público. Encontrei vários amigos”, disse Lisca.
Com o tempo, o treinador foi se soltando, contou histórias, fez imitações e arrancou risadas de quem esteve presente. Em certo momento, Bussinger elogiou o treinador e disse que já o considera “campeão” por ter saída da Série D para um clube de Série A.
E o tão sonhado título?
Lisca, apesar de agradecer, diz que chegou o momento de “levantar uma taça” de campeão após tanto tempo no dia a dia. Ele chegou a contar um pouco de sua história e passagens por outros clubes, como Internacional, Ceará, América-MG, Vasco da Gama e Sport.
“São 33 anos de carreira abrindo mão de muita coisa. Quando eu tinha 18 ou 19, meus amigos estavam nas festas e eu estava dormindo porque tinha jogo cedo. Nunca tive fim de semana na vida. Para quem trabalha com futebol tem que se dedicar e abrir mão de muita coisa para chegar entre os melhores. Sou um cara realizado na minha vida”, disse o treinador.
“Futebol é muito mais do que ganhar, empatar ou perder: é sonho, amor e compaixão. O futebol é um reflexo da vida. Aprendi muito com ele, mudou minha vida, me fez ter contato com as mais diversas pessoas das mais diversas classes sociais. Foi com o futebol que passei a ter consciência do mundo e da vida. Sou grato ao futebol por isso. Para você ser um campeão é um trabalho árduo, mas prazeroso. Pretendo um dia me tornar um grande campeão também”, completa.
O que vale mais que ser campeão?
Lisca conquistou alguns títulos: Campeonato Gaúcho Segunda Divisão de 2009 (Porto Alegre), Copa Governador de Mato Grosso e Copa Pantanal em 2011 (Luverdense), Copa FGF em 2012 (Juventude) e Taça Asa Branca em 2016 (Ceará).
Nenhuma dessas conquistas são consideradas grandes em território nacional. Mas Lisca vê o futebol “além” de títulos e cita o exemplo em que viveu no Ceará, escapando do rebaixamento.
“Tenho uma história linda no Ceará. Tínhamos mais de 90% de chances de rebaixamento e nos mantemos na Série A. A torcida fez a música que todos vocês conhecem e eu ganhei um busto no clube: “Lisca Doido, uma história que jamais será esquecida”. Me fala um título que vale mais do que isso”, comenta.
Gritos de “burro” no Mato Grosso:
O Santos empatou em 0 a 0 com o Cuiabá, fora de casa, e recebeu muitas críticas. Isso porque, na reta final do confronto, sacou o venezuelano Soteldo do time para “fechar” melhor a marcação da equipe. A reação negativa foi instantânea.
“Eu olhei para o Soteldo. Ele não estavam conseguindo respirar, então decidi me fechar nos últimos cinco minutos. E aí resolvi tirar o Soteldo, que estava cansado. Que cagada que eu fiz. O estádio veio abaixo lá no Mato Grosso me chamando de burro, burro, burro”, brinca.
Qual o segredo para conquistar os jogadores, Lisca?
O dia a dia do futebol vai muito além do que está ao nossos olhos. Lidar com um elenco cheio, sabendo que apenas 11 jogadores entram em campo, não é uma missão fácil. E é isso que Lisca defende em seu trabalho: a lealdade.
“Jogador de futebol gosta da verdade, lealdade e de critério. Tudo que é combinado com jogador não custa caro. Os jogadores precisam de carinho e compaixão, principalmente. Compaixão é se botar no lugar do jogador. Muitas vezes o treinador toma atitudes sem ver o lado do jogador, como recebe uma determinação, não ser convocado ou não entrar no jogo. Os treinadores são chatos da turma, colocamos 11 e substituímos cinco. São 16 ou 17 sem jogar. E eu dedico meu maior tempo a eles, os que não jogam. É o mais importante para um gestor de qualidade. Eu sempre prezei por isso na minha carreira”, afirma o treinador.
E o trabalho do técnico Lisca na base?
O Santos é um time conhecido mundialmente por revelar grandes promessas. Lisca revelou que, recentemente, em conversa com garotos da base e falou sobre salários de grandes astros do futebol. A resposta surpreendeu.
“Conversei com os meninos do sub-17 há 15 dias e perguntei se eles tinham noção de quanto ganhavam destaques que surgiram no Santos, como Neymar e Gabigol. E um dos meninos falou 80 mil reais por mês. O menino não tinha noção. Temos que ajudar a mostrar o caminho. Ajudar a ser um cidadão do mundo, principalmente um pai de família. Somos privilegiados, trabalhamos com o nosso hobby, com a nossa paixão. Dentro da realidade do país, quem trabalha nas séries A e B recebe muito bem. É uma minoria. A maioria é salário mínimo”, comenta.
Celular tocou:
Não é de hoje que o treinador elogia a gestão do presidente Andres Rueda. Antes de seu painel, Lisca compareceu ao encontro entre os presidentes Julio Casares, do São Paulo, Thiago Scuro, presidente do Red Bull Bragantino, e Andres Sanches, ex-mandatário do Corinthians. E brincou com a situação.
“Estava vendo a palestra do presidente Andres Rueda e vi meu celular, pipi, a notificação do salário. Mesmo com a derrota de ontem, o salário caiu. O presidente preza por isso, pelo cumprimento. Está resgatando o Santos. Os profissionais vencedores precisam se associar a pessoas e clubes com essas premissas”, comenta o treinador.
Em que divisão o Santos está, Lisca?
Em uma das respostas, Lisca foi fala sobre uma situação em que viveu na Vila, na derrota para o Goiás. Mas, o fato curioso, é que o treinador errou a divisão em que o Peixe está. Como de costume, encarou a situação com bom humor.
“A torcida que tirar o Madson de qualquer jeito. Ontem me diziam para tirar ele e o Felipe Jonatan. Quase que eu olhei e disse: ‘Vocês sabiam que o Santos tem a melhor defesa da Série B?’. Ops, Série A. Se o presidente ouve isso eu tô roubado (risos). Corta essa parte”, afirma.
O Lisca é doido?
Lisca ainda revelou que passou a noite em claro após a derrota para o Goiás. Sem sono, acompanhou a partida de tênis entre o espanhol Carlos Alcaraz e o croata Marin Cilic. Por fim, voltou a reafirmar uma frase importante dita ainda em sua apresentação.
“Eu não sou doido, não rasgo dinheiro, não como grama e não vou sair pelado por aí”.
Com todo respeito mas esse treinador esta mais para animador de torcida doq técnico e nem isso ele tá fazendo e com 33 anos de profissão olha oq ele conquistou, ou seja vai continuar sendo animador de torcida.
É inacreditável o RUEDA aceitar essas idiotices desse LISCA.
Eu não consigo entender.
Porque o RUEDA aceita!
Lisca é o que sempre foi, treinador de série B. Quem o contratou para administrar a baciada deve ser questionado.
Nunca teve tanta oportunidade para aparecer.
Isto é o que o SDC proporciona.
Imagina se tivesse fazendo um bom trabalho!
O LISCA como técnico é péssimo, incompetente NUNCA ganhou NADA.
Ele tá acabando com a imagem do Santos FC.
VELHO fazendo piadinhas idiotas, vai PERDER o vestiário aí será tarde DEMAIS.
Tem que ser demitido imediatamente!!!
O Lisca vai dar certo na Minha opinião. O problema não é o tecnico, e sim o elenco! Muitos jogadores que o Santos tem hoje, não são jogadores pra vestir a camisa do Peixe. Não tem qualidade!
Nunca teve tanta oportunidade para aparecer.
Isto é o que o SFC proporciona.
Imagina se tivesse fazendo um bom trabalho!
Até então está fazendo um “péssimo” trabalho.
O lisca achou o hospício certo…….
Desde o Fortaleza até o Goiás, foram vários peladoes, com exceção de uns 10, 20 min contra o Bambi, e alguns lampejos contra o Goiás..
Bom de resenha, até agora nada de novo em relação ao bustus e ao presunto..
E tempo pra treinar tá sobrando..
Lamentável…….
Um trouxa, tinha que pagar para ser técnico do Santos…
É vergonhoso para nós SANTISTAS ter um técnico desse baixo nível, ser desprezível e RIDÍCULO!
Presidente RUEDA tome providências demita imediatamente esse pseudo técnico
Eu tenho VERGONHA 🙈 quando esse indivíduo abre essa boca pra falar.
Só fala MERDA não é técnico para time grande, sacanagem desvaloriza o goleiro Jhon, desvaloriza o Ângelo e se VALORIZA AO MÁXIMO.
Fora LISCA, vc já teve os seus 30 minutos de fama.
Presidente esse cara tá ridicularizando o Santos FC
Eu não consigo acreditar que o RUEDA com toda a sua experiência e seriedade em seus negócios, além de ter muita credibilidade e respeito… Aceita esse LISCA que só fala bobagem, não tem um mínimo de credibilidade, tá errado isso tem que acabar.
Inacreditável o Santos. Passou 7 semanas cheias treinando e aí joga aquela porcaria de futebol contra o Goiás. Depois de promover o America MG, promoveu o Goiás. Triste a situação para o torcedor do peixe!
Este imbecil está enrolando o Rueda. Sujeito escroto. Mancha a imagem do Santos. Lisca Doido e ridículo. #ForaLisca
Até agora, muita resenha com os boleiros, mas pouco resultado prático. Está mais para animador de vestiário do que técnico de time profissional. Se não ficar esperto, logo, logo, vai ter o apelido trocado de doido para burro.
BURRO. FANFARRÃO. COLOCOU O BESTA DO RUEDA NO BOLSO. ENCANTOU O BOCÓ COM PAPO DE BOLEIRO E SEGUE FAZENDO MERDA. EXPÔS A MANEZADA DO JOHN E VAI SER DEMITIDO COM O SANTOS FC BRIGANDO PRA NÃO CAIR DE NOVO.
UM TROUXA NO COMANDO TÉCNICO DO SANTOS!!!