
Santos conquistou o primeiro mundial contra o Benfica (Crédito: Reprodução)
Há 60 anos, o Santos fazia história no futebol: após vencer o Benfica por 5 a 2, a equipe do Rei Pelé e companhia se tornou o primeiro time brasileiro a levantar a taça de campeão mundial. No ano seguinte, o Peixe conquistou bi-campeonato.
O Peixe já havia vencido a partida de ida, por 3 a 2, em um Maracanã com mais de 90 mil espectadores. Por sua vez, o Benfica acreditava na vitória em casa e na realização da terceira e última partida. O clube português tinha motivos para isso, afinal era o bicampeão europeu, título que conseguiu ao vencer o poderoso Real Madrid de Puskas.
O técnico Lula armou o time com: Gylmar, Olavo, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Lima; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. O Benfica jogou com Costa Pereira, Humberto, Raul e Cruz; Cavem e Jacinto; José Augusto, Santana, Eusébio, Coluna e Simões. O árbitro foi Pierre Schwinté, da França.
O jogo:
Aos 17 minutos, as 70 mil pessoas que estiveram no estádio da Luz assistiram o primeiro gol santista. Coutinho deu um passe para Pepe que correu e chutou forte. Na passagem da bola, Pelé deu um carrinho para alcançar o cruzamento e vencer o goleiro Costa Pereira pela primeira vez.
Dez minutos depois, apareceu Edson Arantes de Nascimento, o Rei Pelé, para abrilhantar a noite: o maior de todos recebeu a bola de Zito, driblou três jogadores e finalizou com um chute cruzado, superando mais uma vez o goleiro português. O primeiro tempo terminou com a vantagem de 2 a 0.
O Santos ampliou logo no início da segunda etapa. Aos 3 minutos, Pelé recebeu um passe de Lima, passou por dois e deixou Coutinho em condições de empurrar a bola para o gol. Aos 19, o Rei passou a bola entre as pernas de Coluna, correu entre os adversários e chutou forte para o gol. O goleiro rebateu e Pelé na corrida estufou as redes.
Pepe marcou seu gol aos 31 minutos. Depois de trocar passes com Pelé, o ponta-esquerda aproveitou a falha do goleiro após o chute e completou para o gol. Com 5 a 0 no marcador, o Alvinegro relaxou. O Benfica aproveitou a oportunidade para marcar aos 41 e 44 minutos, com Eusébio e Santana, colocando números finais à partida: 5 a 2.
Há 60 anos, o Santos, em um dos jogos mais magníficos da história, batia o Benfica por 5 a 2, em pleno Estádio da Luz, e conquistava o seu primeiro Mundial de Clubes. É um orgulho que nem todos podem ter! 🏆⚪⚫ pic.twitter.com/w2aIaaMOuL
— Santos FC (@SantosFC) October 11, 2022
Parabéns ao santos FC..
Nessa época, o máximo que os grandes clubes brasileiros conseguiam era marcar jogos ali na esquina, com todo o respeito. E o Peixe já ganhava o mundo. A história do Santos precisava ser mais respeitada, porém, o Brasil é o cemitério dos vencedores. Aqui, só perdedor e medíocre tem mérito. É só molhar a mão dos caras certos e pronto.
Era criança mas sempre ouvia os jogos destas feras, que formaram o melhor time de todos os tempos.
MUITO ORGULHO.
INIGUALÁVEL.
nunca jamais em tempo algum haverá um time como o Santos de Pelé!!!