
Rueda participou da reunião em São Paulo (Crédito: Rodrigo Corsi/FPF)
O presidente do Santos, Andres Rueda, esteve na sede da FPF na manhã desta terça-feira (28) para a Assembleia Geral Extraordinária organizada pela Liga do Futebol Brasileiro (Libra). O encontro teve como finalidade uma votação para uma nova forma de divisão de receitas.
Por unanimidade, os clubes aprovaram esse novo ajuste no formato de divisão de receitas em seu Estatuto, e agora ficam mais próximo ao que o outro bloco de clubes formados pela Liga Forte Futebol do Brasil (LFF) pede.
O novo formato de divisão entre as equipes da Série A prevê um modelo onde 45% do total das receitas será distribuído de forma igualitária entre os clubes, 30% medidos pela performance e os outros 25% por engajamento, onde será considerada apenas a audiência ponderada. O resultado da aplicação deste modelo faz com que a diferença entre o 1˚ e 20˚ colocados numa futura Liga do Futebol Brasileiro chegue a, no máximo, 3,4x.
Este patamar será atingido após um período de transição de cinco anos, ou até que a futura Liga atinja R$ 4bi de receitas, o que vier primeiro. Até lá, a divisão será distribuída em 40% de forma igualitária, 30% por performance e os outros 30% por engajamento, novamente considerando apenas a audiência ponderada.
Além da aprovação dos ajustes no formato de distribuição de receitas entre os clubes na Série A, também foi confirmado em votação o mecanismo que reserva 15% da receita total para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Com os ajustes aprovados, membros da Libra também criaram um Comitê para apresentar o novo modelo às equipes que ainda não fazem parte do grupo. Seis representantes foram eleitos para esta responsabilidade: Alberto Guerra (Grêmio), Duílio Monteiro (Corinthians), Gabriel Lima (Cruzeiro), Guilherme Bellintani (Bahia), Rodolpho Landim (Flamengo) e Thairo Arruda (Botafogo).
Ainda durante a AGE, os presentes aproveitaram para avançar nos debates acerca dos contratos apresentados pelo Mubadala Capital. A empresa global de gestão de ativos, que propôs comprar 20% dos direitos comerciais da futura Liga do Futebol Brasileiro por R$4,75bi, já apresentou as regras de governança, compliance e possíveis prazos de pagamentos para os membros da Libra.
Leia também:
Grande bosta. Esse idiota não consegue gerir o clube a 03 anos. Pateta.
Rueda disparado pior presidente que Santos já teve.
TUDO LINDO, MAS RESUMINDO O RUEDA JA MANDOU O ODAIR EMBORA E CONTRATOU O DORIVAL OU UM TECNICO QUE POSSA DAR JEITO NESSES PERNETAS….
Sim, o Mandrake vem aí. O Sr. com certeza é sócio e contribui com as finanças do Santos.
E DAÍ???????????????
Qual Receita…? Se o time tá falido.
Estive vendo a material essa semana do PPV e é um absurdo como o santos e outros times grandes são tratados.
Sou muito a favor do modelo democrático como é Liga Forte
só ano passado
Flamengo pegou 163,9 fixo mais se tivesse um contrato igual o do santos teria pego só 79 milhões
Corinthians pegou 110 fixo mais se tivesse um contrato igual o do santos teria pego 48 milhões
se não acordar espanholizarão no Brasil a fonte da material é no seite UOL mais tem vários vídeos no you tube
Concordo, não se faz um campeonato só com dois times.
Ler aqui que Rueda é o pior presidente do Santos é de morrer de rir e de chorar. Quem diz isso deve ser eleitor daqueles que roubaram o clube até não poder mais. Já se esqueceram que um dos presidentes do Santos está respondendo por tráfico? E o Rueda, o cara que salvou o Peixe da falência que é o pior? Vocês são comédia