Santos discute há três anos projeto de Arena com a WTorre (Crédito: Reprodução)

Dia 25 de deembro é tradicionalmente dia de abrir os presentes de Natal e celebrar a data especial entre os familiares. Neste ano, os torcedores do Santos não receberam muitos presentes. Longe disso. O ano de 2023 ficará marcado para sempre como um dos mais tristes da história do clube.

No entanto, a data renova as novas esperanças para dias melhores. Então, a equipe do DIÁRIO resolver fazer uma lista com cinco presentes que os torcedores do Santos gostariam de receber em 2024. Veja abaixo a seleção:

1 – Arena

Desde 2020, o Santos discute com a WTorre um projeto de construção da Nova Arena do clube. O novo presidente, Marcelo Teixeira, já se reuniu com representantes da empresa e promete agilizar o processo assim que assumir oficialmente, dia 1 de janeiro.

Com capacidade para 30 mil torcedores, a Arena é um sonho dos torcedores e peça fundamental para que o clube consiga aumentar as suas receitas. A expectativa é de que as obras durem entre 24 e 36 meses. Provavelmente, na melhor das hipóteses, ela só estará pronta em 2026, mas a formalização do acordo e início das obras já precisa começar em 2024.

2 – Acesso para a Série A

Em 2023, o Santos foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. O técnico Fábio Carille terá a missão de reconduzir o clube à primeira divisão, com um elenco com uma folha salarial quase a metade daquela do time rebaixado.

O Peixe já acertou a permanência do goleiro João Paulo e do volante Tomás Rincón, além de acertar as contratações dos laterais Aderlan e Jorge, do meia Giuliano e do atacante William Bigode. Outros nomes devem fazer parte dessa lista nos próximos dias.

O torcedor do Santos espera que o clube consiga o acesso já em sua primeira temporada.

3 – O título Paulista

Sonhar não custa nada. O Santos não conquista um título desde 2016. É o maior jejum do clube desde os 18 anos de fila, encerrados com a conquista mágica do Campeonato Brasileiro de 2002 em uma final sobre o maior rival, o Corinthians.

Nas úlltimas três temporadas, o Peixe sequer chegou ao mata-mata. Em duas lutou contra o rebaixamento até a última rodada, escapando da queda com vitórias sobre São Bento e Água Santa.

A partir do dia 21 de janeiro, contra o Botafogo-SP, o Peixe luta para acabar com esse amargo jejum.

4 – Novos Centros de Treinamentos

O Santos não investiu em novas estruturas nos últimos anos e perdeu terreno para os rivais. O clube tenta a compra do CT Rei Pelé e uma alternativa para o CT Meninos da Vila, que hoje não atendem ao que um gigante como o Peixe necessita de estrutura.

Na reta final da gestão, Andres Rueda apresentou o projeto de um CT para a base na Praia Grande, mas não foi aprovado de imediato no Conselho Deliberativo. Que os novos conselheiros possam olhar para o projeto de forma técnica, sem política, ou que o presidente Marcelo Teixeira encontre outra alternativa para que as condições estruturais do clube possam melhorar.

 5 – Um ídolo para chamar de seu

Torcedores do Santos estão cansados de ídolos de barro. Aqueles que não suportam a primeira tempestado. Seja Meninos da Vila que saem do clube brigados com a diretoria, seja aquele que se destacou no clube e esquece de tudo o que recebeu quando tem a oportunidade de voltar para o Brasil ou aqueles que eram praticamente desconhecidos, foram colocados na vitrine pelo Santos, mas se acharam maiores que o clube mesmo sem terem conquistado um título sequer.

Os santistas querem um ídolo que represente o torcedor dentro e fora dos campos. Que entregue desempenho esportivo, mas que também valorize a camisa que está vestindo. Não é pedir muito e a torcida merece por tudo o que fez em 2023,

Quem sabe 2024 não seja o ano da volta do craque Neymar. Esse seria o melhor dos presentes.


Leia também: