Jogadores comemoram o gol de Eduardo Sasha na vitória do Santos sobre o Grêmio (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Com um nó tático do técnico Jorge Sampaoli sobre Renato Gaúcho, o Santos vence o Grêmio por 2 a 1 na manhã deste domingo, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro. Os gols do Peixe foram marcados pelo atacante Eduardo Sasha e pelo lateral-esquerdo Felipe Jonatan. Everton descontou nos acréscimos.

O Santos assume a quarta colocação do Brasileirão, ao lado do Atlético-MG. Na próxima rodada, quinta-feira, o Peixe recebe o Fluminense, na Vila Belmiro, em Santos.

O técnico Jorge Sampaoli surpreendeu na escalação do Santos com três zagueiros, as entradas de Felipe Jonatan, Jean Lucas e Eduardo Sasha, e deu um nó em Renato Gaúcho com uma marcação muito forte pelo meio e na saída de jogo da equipe gaúcha.

As escolhas do treinador argentino começaram a funcionar logo aos cinco minutos. Após lançamento para a área, Jean Lucas escorou de cabeça e Eduardo Sasha encobriu o goleiro Paulo Victor para fazer o primeiro gol do Peixe no jogo.

Aos poucos, o Grêmio começou a pressionar , mas Vanderlei apareceu bem em chutes de Jean Pyerre, aos 35, e Leonardo, aos 30 minutos.

Para esfriar o jogo, o Santos fez o segundo. Aos 35 minutos, Jean Mota cobrou escanteio da direita, Paulo Victor afastou, Felipe Jonatan e antecipou ao atacante Alisson no rebote, dominou e encheu a bomba para fazer seu primeiro gol pelo Peixe.

O Peixe quase fez o terceiro aos 12 minutos do segundo tempo. O venezuelano Soteldo fez linda jogada pela esquerda e cruzou para o volante Jean Lucas pegar de primeira, mas a bola saiu por cima do gol de Paulo Victor.

No tudo ou nada, o Grêmio foi pra cima do Santos, mas esbarrou em uma grande atuação do goleiro Vanderlei, que pegou até pensamento e justificou a escolha para ser o titular do Peixe no Brasileirão. O camisa 1 chegou a lembrar Rodolfo Rodrigues aos 38 minutos em defesas em chutes de Diego Tardelli e André.

Nos acréscimos, em jogada individual, Everton fez o gol do Grêmio.

GRÊMIO 1 X 2 SANTOS

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo

Gols: Eduardo Sasha, aos 5, Felipe Jonatan, aos 35 minutos do primeiro tempo. Everton, aos 47 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Maicon, Kannemann, Alison, Diego Pituca, Derlis González
Cartão vermelho: Derlis González

GRÊMIO
Paulo Victor, Leonardo, Geromel, Kanneman e Cortez (Felipe Vizeu, aos 28 minutos do segundo tempo); Matheus Henrique, Maicon e Jean Pyerre (Luan, aos 14 minutos do segundo tempo); Alisson (Diego Tardelli, aos seis minutos do segundo tempo), André e Everton. Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS
Vanderlei, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Felipe Aguilar; Victor Ferraz, Diego Pituca, Jean Lucas (Carlos Sánchez, aos 35 minutos do segundo tempo), Jean Mota (Alison, no intervalo) e Felipe Jonatan; Soteldo e Eduardo Sasha (Derlis González, aos 22 minutos do segundo tempo). Técnico: Jorge Sampaoli