
Jogadores do Santos comemoram a conquista do título brasileiro de 2002 (Crédito: Divulgação/Santos FC)
Os dribles de Robinho, a maestria de Diego, a segurança das “Torres Gêmeas” Alex e André Luís, a garra de Paulo Almeida. O futebol que surpreendeu e encantou o Brasil em 2002 com a segunda geração dos Meninos da Vila do Santos poderá ser revisto na noite deste domingo, na tela da TV.
O SporTV exibirá, a partir das 22 horas (de Brasília), “2002 – Uma História Marcante”, um documentário sobre a histórica conquista do Campeonato Brasileiro de 2002 pelo time da Vila Belmiro. Este título encerrou um jejum de 18 anos sem grandes conquistas para o clube.
O SporTV transmitirá os três episódios consecutivos do documentário dirigido por Bruno Santoni e Guilherme Kastner. A produção, feita em parceria com a Santos TV, narra a trajetória dos “Meninos da Vila” sob a liderança do técnico Emerson Leão.
Episódio 1: O contexto da chegada de Leão
O primeiro episódio relembra a pressão da torcida santista devido ao longo jejum de títulos, destacando derrotas dolorosas, como o vice-campeonato brasileiro de 1995 em uma final polêmica contra o Botafogo, a perda do Paulistão de 2000 para o São Paulo, além da eliminação no estadual de 2001 para o Corinthians, com um gol nos acréscimos do segundo tempo.
É neste cenário de frustração que Emerson Leão assume o comando técnico do Santos em 2002, após ter sido demitido da Seleção Brasileira no ano anterior, pós-fracasso na Copa das Confederações.
Episódio 2: A Campanha
No segundo capítulo, o documentário mostra como a campanha no Brasileirão começou com um Santos exibindo um futebol leve e ofensivo, mas ainda longe de ser considerado favorito ao título, principalmente devido à oscilação nos resultados.
A classificação para o mata-mata, no último ano em que o Campeonato Brasileiro adotou esse formato, foi dramática e só veio na rodada final da primeira fase, com o Peixe precisando vencer e contar com outros resultados favoráveis. Também serão mostrados os bastidores do mata-mata, com foco nos duelos contra São Paulo e Grêmio.
Episódio 3: A Final
O terceiro e último episódio é dedicado à épica final contra o Corinthians. Comandado por Carlos Alberto Parreira, o adversário era um dos times mais fortes do país naquele ano, tendo conquistado o Torneio Rio-São Paulo e a Copa do Brasil. Chegou à final como favorito e com a vantagem do empate no placar agregado pela campanha na primeira fase.
Apesar disso, o Santos superou as expectativas e venceu as duas partidas da decisão, encerrando um jejum de 18 anos e inaugurando uma nova era de conquistas para o clube.
Então é isso, torcedor santisa. Fica o convite para, a partir das 22 horas, assistir junto conosco, do DIÁRIO, um dos momentos mais gloriosos da história alvinegra e, assim, quem sabe esquecer um pouco a dor do momento atual do maior time da Terra.
Leia também:
Boa noite galera,já que o Santos está atrás de um goleiro porque não tenta o Goleiro Santos que está na reserva no Fortaleza,colocaria todos que estão no peixe no bolso, e é muito experiente,seria um goleiro tranquilo para a disputa da série B
Viramos museu não basta comemorar o vice do paulistão, ainda temos que reviver os bons momentos, porque o torcedor Santista não tem paz!
Parece que o Pelé morreu e levou a alma do Santos junto!
Inacreditavel com tantos incompetentes de merda, o Santos corre risco de ficar mais um ano na série B
SAFPRAONTEM!
A televisão já está programada para acompanhar este espetáculo, tempos bons onde éramos felizes !
Acabei de ver e emocionado, volta Santos !
A gente se emociona mesmo, amigo Carlos. Esse título foi muito marcante, ainda mais por ter sido em cima daquele Corinthians, que era um time muito poderoso.
Ali, o Santos mostrou que é o Santos: futebol leve e ofensivo mesclado por experiência e ousadia da molecada. Esta sempre vai ser a marca registrada do Santos.
Podemos nos exaltar de vez em quando, ainda mais pelo momento atual do clube, mas é porque amamos este time. Com o Santos onde e como ele estiver!
Com certeza eu vou assistir. É muito bom reviver os momentos gloriosos do Santos Futebol Clube, mesmo no contexto atual. Dá até uma dor ver este documentário em meio ao momento do SFC, porém é sempre bom relembrar.
E unica maneira de vermos o Santos campeão, acompanhando esse documentário, porque de resto so nos resta lamentar.
esse jgadpr sandry e pior que cerveja quente, esse time do santos com esse futebol nao sobe, nao tem goleiro, nao tem meia, naop te m centroavaNTE