Projeto do novo Pacaembu (Reprodução)

O torcedor santista sonha com a construção de uma nova arena para o Peixe, que se sair do papel será na cidade de Santos. Na Capital, onde se concentra a maior parte do torcedor alvinegro, a ideia é usar o Pacaembu, mas esse processo também parece não ter fim, como a nova Vila Belmiro.

O Peixe já tem acordado com a Allegra, concessionária responsável pela gestão do Pacaembu nos próximo 35 anos, de jogar no estádio, só que o problema agora está na entrega das obras. O Pacaembu, que começou sua reforma em meados de 2021, era para ter sido entregue em outubro do ano passado. Depois passou para 25 de fevereiro, quando abrigaria a final da Copinha. E após mais um adiamento ficou sem previsão, mas com a ideia de ser inaugurado ainda no primeiro semestre desse ano.

O fato é que nesse momento não há previsão de entrega e nem de quando o estádio, que já está com novo gramado sintético, poderá ser utilizado. Matéria do Globo.com de hoje traz que o estádio tem um problema estrutural em uma de suas arquibancadas.

A Allegra acusa o Metrô pelo problema estrutural. A Linha Uni, do Metrô, nega e diz que as deformações não são graves e podem ter outras causas. Já a Allegra diz que “detectou patologias de natureza grave, que podem estar relacionadas à execução das obras da Linha 6 – Laranja do Metrô e estruturas instaladas durante a obra de instalação do Museu do Futebol”.

Outro fato que preocupa a Allegra é a chegada do “tatuzão”. O equipamento que abre os túneis do Metrô poderiam agravar ainda mais o problema já detectado, que fica na área onde está instalada o Museu do Futebol.

A reportagem relata que a Linha Laranja informou que a obra deles começou primeiro e é a Allegra que tem que se adequar a reforma e cuidar desses impactos. O fato é que tal problema impacta diretamente o Santos, que tinha no passado a ideia de fazer pelo menos 10 jogos em 2024 no estádio, e esse número agora a cada dia diminui.

A matéria do GE diz que o Governo de São Paulo informou que a comissão de monitoramento das concessões e permissões acompanha constantemente a implantação da Linha 6 do Metrô, monitoramento e controlando os danos a terceiros, com recuperação e indenização, caso seja necessário. Disse ainda que a reabertura do Museu do Futebol está marcada para julho.