Marcelo Fernandes é o novo treinador do Guarani (Foto: Divulgação / Guarani)

O Guarani anunciou nesta quarta-feira a chegada de Marcelo Fernandes como novo técnico para a sequência da Série C do Campeonato Brasileiro. Aos 54 anos, o treinador retorna ao mercado após passagem pelo Santos, clube com o qual construiu uma longa trajetória como auxiliar e treinador.

Marcelo estava sem clube desde dezembro do ano passado, quando encerrou seu ciclo no Santos após o título da Série B de 2024. Ele assume o comando do Bugre acompanhado do auxiliar Marcelo Copertino e do preparador físico Marquinhos, profissionais que também fizeram parte da comissão técnica santista.

A contratação do novo técnico integra o processo de reestruturação do departamento de futebol do Guarani, que recentemente dispensou o executivo Rodrigo Pastana. A área agora será liderada por Farnei Coelho, ex-Ypiranga-RS.

Com vasta experiência no Santos, Marcelo Fernandes acumula conquistas importantes. Como técnico, foi campeão paulista em 2015. Na função de auxiliar, participou dos títulos estaduais de 2011, 2012 e 2016, além de fazer parte da comissão nas campanhas vitoriosas da Libertadores de 2011 e da Recopa Sul-Americana de 2012.

A sua última experiência como técnico efetivo também foi no Santos, em 2023, quando foi o comandante na reta do Brasileirão que culminou no rebaixamento inédito do Alvinegro Praiano.

O clube campineiro ainda tenta a contratação de outro ex-Santos: Elano, cotado para assumir o cargo de coordenador técnico. A diretoria também deseja contar com o preparador de goleiros Arzul, outro nome identificado com o Peixe.