Mateus Xavier fez o terceiro jogo pelo profissional do Santos diante do CRB (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O atacante Mateus Xavier foi destaque no Santos no empate com o CRB em 1 a 1, na Vila Belmiro, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil, nesta quinta-feira (01). O camisa 41 entrou aos 25 minutos do segundo tempo, mas deu ‘outra cara’ ao ataque do Peixe e ganhou elogios do técnico Cleber Xavier, que prometeu mais minutos a ele e aos Meninos da Vila.

“Mateus Xavier e Deivid entraram bem. Tem outros atletas trabalhando com a gente, o Hyan e meninos que também possam trabalhar mais. Precisa de tempo, descer e olhar os jogadores. Conversar com a comissão e dar esse espaço. Luca também está com a gente, mas entrou hoje em uma função que não é a dele. Vão nos dar uma alternativa muito boa para a sequência de jogos, principalmente o Mateus e o Deivid”, afirmou o treinador na coletiva pós-jogo.

Mateus Xavier já vinha chamando atenção do profissional e foi inscrito pelo clube na Série B do Brasileirão. Ele estreou pelo principal entrando na vitória do Peixe sobre a Chapecoense por 1 a 0, na Vila Belmiro, na 13ª rodada, no dia 1 de julho. Ele finalizou e o goleiro colocou para escanteio. O gol do Alvinegro veio na cobrança.

Apesar de ter chamado atenção, voltou para a base depois da passagem pelo time de Carille. Ele já vinha se dividindo com o Sub-17, foi campeão Paulista, e neste ano estava pelo Sub-20. Inclusive, chegou a ser inscrito pelo Santos de Caixinha no Paulistão, ficou seis jogos no banco.

No Brasileirão, com vários desfalques, voltou a ser chamado pelo profissional e ganhou minutos diante do Red Bull Bragantino com o interino César Sampaio. Agora com Cleber Xavier, entrou na Copa do Brasil e deve seguir ganhando minutagem pelo Peixe.

HISTÓRICO

Mateus foi reprovado no primeiro teste no Santos, mas não desistiu de vestir a camisa do Peixe. Natural de Ibicaraí (Bahia), seguiu os passos do pai, que jogava na Seleção da cidade. Aos quatro anos, entrou na escolinha Revelação, onde iniciou a trajetória. Teve passagem pelo projeto Damascena, do professor Betinho, onde disputou um campeonato no interior pelo Canarinhos, sendo eleito o melhor jogador do torneio.

O Alvinegro tinha um observador na competição e ele foi chamado para fazer teste. Aos nove anos, fez o teste e não foi aprovado. Na sequência, passou por um teste no Fluminense e também não passou. Só cinco anos depois, foi chamado novamente para testes no Peixe depois de disputar um campeonato pelo Canarinhos e foi aprovado. Ponta-esquerda, ele se destacou pela velocidade, drible e finalização desde então.

No clube desde os 14 anos, ele tinha um contrato de formação até o fim de 2024. Em setembro de 2023, assinou o primeiro contrato profissional, que é o válido até hoje, com vínculo até agosto de 2026. Pela base, foi vice da Copa Votorantim (2022) e foi campeão da Copa Brasileirinho Sub-16 (2023), Paulista Sub-17 (2024). No ano retrasado, também foi artilheiro da Brasil Soccer Cup Sub-16.

Leia também: Marcelo Teixeira pede voto de confiança a Cleber Xavier e paciência para reconstrução do Santos

Veja os números de Mateus Xavier pelo Santos:

  • 2022: 8 gols em 22 jogos pelo Paulista Sub-15
  • 2023: 4 gols em 21 jogos pelo Paulista Sub-17 | 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17
  • 2024: 8 gols em 7 jogos pelo Paulista Sub-17 | 1 gol em 5 jogos pela Copinha | 2 gols em 8 jogos pelo Paulista Sub-20 | 5 gols em 8 jogos pelo Brasileiro Sub-17 | 4 gols em 15 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 jogo pela Série B
  • 2025: 1 gol em 4 jogos pela Copinha | 1 gol em 6 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 1 jogo pela Série A | 1 jogo pela Copa do Brasil