
Souza vai virar opção para Cleber Xavier na lateral-esquerda (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
Escalado pelo craque Neymar em post nas redes sociais, o lateral-esquerdo Souza está perto de retornar como opção no Santos. O Menino da Vila já está em transição física e participou de parte do treino com bola nesta sexta-feira (02). Ele se recupera de uma cirurgia após a ruptura da sindesmose do tornozelo direito, estrutura que liga a tíbia e a fíbula.
No entanto, o garoto pode ser opção no Peixe por pouco tempo. A apuração do Diário do Peixe é que o presidente Marcelo Teixeira teria pedido ao staff do jogador por uma venda no meio do ano. Vivendo dificuldade financeira, o Alvinegro tem atrasado o direito de imagem (salários estão em dia) de alguns atletas do elenco em até dois meses.
Quando chega próximo ao terceiro mês de atraso, o clube acerta um. Porém, tem pago normalmente o Neymar e outros estrangeiros. Então, uma venda poderia desafogar a situação do Santos. Além disso, deve 500 mil dólares ao zagueiro Jair, tem a dívida com Arouca (Portugal) pelo zagueiro Basso e outras pendências.
Souza jogou pouco em 2025
Nesta temporada, ele teve apenas quatro jogos, somando 183 minutos, pelo Paulistão. Entrou diante do Mirassol, Ponte Preta, Velo Clube e São Bernardo. O último confronto do jogador foi contra o time do ABC Paulista no dia 29 de janeiro, na quinta rodada do estadual.
Recentemente, Souza renovou com o Peixe até o fim de 2028. A prorrogação do vínculo envolveu uma ‘novela’ já que o staff e o clube demoraram para encontrar um acordo sobre um projeto esportivo com valorização salarial e multa rescisória. Ele recebeu sondagens do mundo árabe, assim como do Chelsea (Inglaterra), Barcelona (Espanha) e outros clubes do mercado interno pelo atleta.
O lateral estreou pelo profissional do Alvinegro no ano passado no empate diante o Mirassol por 2 a 2, no José Maria de Campos Maia, pela sétima rodada do Paulistão, no dia 11 de fevereiro. Ele entrou aos 26 minutos do segundo tempo e deu o cruzamento que gerou o gol de Willian Bigode, o segundo do Peixe na partida. Neste confronto, acabou sofrendo uma lesão na musculatura posterior da coxa esquerda.
Souza então se recuperou, atuou em alguns jogos pelo Sub-20 para ganhar minutagem e voltou a ficar à disposição da comissão técnica de Fábio Carille. Ganhou minutos na Série B contra a Chapecoense, Vila Nova, Coritiba, Sport, Amazonas, Ponte Preta e no segundo turno contra a Chape, dando assistência e sendo um dos destaques da partida, além do próprio Leão da Ilha.
Fora da Copinha, ele vinha nos planos da comissão técnica até a lesão no começo de 2025.
Leia também: Santos não entra em acordo com Sol de América, mas segue monitorando Angel Aguayo
HISTÓRICO
Souza é de Mauá (SP) e nascido em 2006. O jogador chegou ao Santos com 9 anos. Ele atuava pelo Juventus no futsal e através de um jogo pelo Paulista recebeu um convite do Peixe para realizar testes. Chegou para o ataque e depois foi colocado na lateral, mas é polivalente e atuou até como meia no Alvinegro. Figurinha carimbada na Seleção de base, o lateral foi campeão Sul-Americano Sub-17 no ano passado e atuou na última Copa do Mundo da categoria.
Veja os números do Souza pelo Santos:
- 2016: 1 gol em 10 jogos (Paulista Sub-11)
- 2017: 7 gols em 23 jogos (Paulista Sub-11)
- 2019: 1 gol em 14 jogos (Paulista Sub-13)
- 2021: 1 gol em 13 jogos (Paulista Sub-15)
- 2022: 1 gol em 23 jogos (Paulista Sub-17) | 1 jogo (Paulista Sub-20) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
- 2023: 4 gols em 9 jogos (Paulista Sub-17) | 3 jogos (Paulista Sub-20) | 5 jogos (Copinha) | 10 jogos (Brasileiro Sub-17) | 1 jogo (Brasileiro Sub-20)
- 2024: 1 gol em 5 jogos (Copinha) | 2 jogos (Paulista Sub-20) | 6 jogos (Brasileiro Sub-20) | 1 jogo (Paulistão)| 8 jogos (Série B)
- 2025: 4 jogos (Paulistão)
Pqp entra presidente sai presidente e esse inferno de dever continua, já imagina que tinha isso, basta ver o desânimo de jogadores, porra para que pega Neymar para que renova com Schimidt para que contrata jogador caro..pomba será que ninguém tem juízo nesse clube..cansa será que ninguém respeita a torcida o que estão fazendo com o Nome do clube… REDOEITEM O SANTOS SEUS BOSTAS CORRUPTOS SAFADOS LIXOS VERMES..PORRA CANSOU ISSO TEM QUE MATAR ESSES MERDAS DO CARALHO PORRA CANSEI DISSO .
Ninguém FC é uma zona sem limites.
Só vender vender , nunca cessa as dívidas, e sempre fica os pé de ratos
Luiz…..
Furch…..1 milhão de gastos/mês……nem joga.
Ganha de boa….
30 técnicos pra pagar suas respectivas MULTAS RESCISÓRIAS….
100 JOGADORES na folha salarial…..embora não tenha 6 pra chamar de Titulares…..
Vc acha que existe alguém com juízo ou competência dentro desse clube??????
A SEP que faz R$ 2-3 mi/jogo vende suas estrelas, como um clube como o Santos, cuja torcida não comparece e não quer pagar ticket cheio, não chama atenção das mídias e anunciantes, faria para tentar ter uma equipe minimamente competitiva?
A sorte da atual temporada é que o Neymar voltou, senão estariamos às moscas.
Tem muito jogador pra vender no Santos. Guilherme, Schmidt, Pituca, Basso. Pede pros empresários desses caras acharem um clube pra vender na janela. Ah, é. Ninguém quer pagar, então precisa vender os jogadores bons e deixar os bagres aí. Descanse em paz, Santos Futebol Clube.
O Santos FC conta com a venda de pelo menos dois jogadores para conseguir chegar até o final do ano. Se o presudente Marcelo Teixeira pediu para o “staff” do Souza para procurar clubes interessados, o garoto é a bola da vez. Não será surpresa se o Marcelo Teixeira tambem vender o Brazao, pois a prateleira santista de jogadores que atraem interesse do mercado está praticamente vazia. O que desanima é que essas vendas de garotos da base são feitas por valores baixos (um vendedor “enforcado” como o Santos FC não tem poder de barganha) e todos os recursos obtidos desaparecem com a simples manutenção de um time que tem folha salarial inflada mas que nao tem bola para ganhar de timecos dentro da Vila. Se ao menos os recursos obtidos com a venda de garotos da base fossem investidos em infraestrutura ou na montagem de uma equipe competitiva, mas é triste ver o dinheiro virar pó (compra do Patrick, do Thaciano, salários do Furch,, do Morellos, do Basso, Veron, Godoy e outros jogadores inúteis). O Santos FC é um clube de baixa eficiência que consome mais do que produz. A base salva (até quando?).
A anos atrás escrevi que esta divida era impagável, muitos riram, o Santos não vai se livrar desta dívida nunca a não ser se virar SAF e com Neymar Jr na presidência pois foi pra isto que ele voltou, muitos vão rir,