
Bernardo Paias surgiu como destaque no Santos (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O meia Bernardo Paias voltou a sofrer a mesma lesão muscular da qual estava se recuperando e em reta final da transição com a preparação física do Santos. Ele voltou a sentir quando estava correndo e fazendo movimentos com a bola, buscando adquirir o melhor condicionamento físico desde o final de abril.
Para tirar as dúvidas, o Peixe vai fazer uma série de exames, até genéticos, para ver o que ocorrre com o garoto para tantas lesões. O Menino da Vila vive um ‘drama’ por sequência de lesões e busca superar a fase para ter chance no elenco principal. Neste ano, ele atuou em apenas três jogos pelo Sub-20: entrou na eliminação do Peixe na Copinha e entrou em dois jogos do Brasileirão.
Bernardo teve uma temporada de destaque com o Sub-17 em 2022 e vinha surgindo com expectativa no Peixe. Mas, no fim do ano retrasado, o cenário mudou quando ele teve uma lesão muscular de grau 2 na coxa. O garoto estava se recuperando para atuar na Copinha em janeiro de 2024 e já estava inscrito.
No entanto, a situação se agravou dias antes da estreia e ele ficou de fora do torneio. Em fevereiro, estava recuperado e atuou na Equality Cup, no Catar. Entrou em dois jogos, contra Shanghai Shenhua (China) e Zenit (Rússia). Depois, a temporada do Sub-20 começou pelo Paulista e Brasileiro. Pelo estadual atuou contra: Mauaense, Santo André, Jabaquara, Mauá e Santo André.
Já pelo Brasileiro diante de: Fortaleza, América-MG, Atlético-MG e Grêmio. Inclusive balançando as redes e dando assistência. Nesse período, chamou atenção do técnico Fábio Carille na época e estava treinando com o profissional. Foi inscrito na Série B e vivia expectativa de estreia, mas voltou novamente a sentir a lesão e buscou a reabilitação.
Ele se recuperou em agosto, mas precisava de minutagem e entrou no Sub-20: contra o Goiás pelo Brasileiro e diante do Red Bull Bragantino no Paulista, mas voltou a sentir nesse jogo contra o time de Bragança Paulista. Ele teve setembro, outubro e novembro para a recuperação e quando estava no estágio final, chegou a ser inscrito para a Copinha de janeiro deste ano.
No entanto, em dezembro, dias antes da estreia, teve outra lesão muscular, dessa vez mais leve. A comissão técnica da categoria decidiu levar ele para a Copa São Paulo e ele ficou no banco. Porém, precisou entrar diante da Ferroviária, em fase decisiva, mas o time acabou sendo eliminado. Após a Copinha, ele voltou a fazer atividades com a fisioterapia buscando a melhor condição física.
Em março, atuou em dois jogos pelo Brasileiro Sub-20 buscando ritmo de jogo contra o Botafogo e Atlético-MG. Como ele vinha bem, foi chamado para treinar com o principal e obteve uma carga maior no treino, em que novamente voltou a sentir e estava em transição física. Ou seja, faz um ano e cinco meses que Bernardo vive superando lesões.
O Diário do Peixe ouviu de pessoas próximas que o problema não está na recuperação, mas sim na ‘parte final’, em que o clube estaria colocando mais carga do que o necessário e por isso os processos estariam sendo atropelados.
Enquanto isso, Bernardo Paias se sente chateado já que é o último ano de Sub-20 e ano que vem ‘estoura’ a idade para a base após a Copinha. A ideia é que ele possa se recuperar totalmente para seguir a carreira principal já que surgiu com tanta expectativa em uma função quase ‘extinta’ no futebol. Não como camisa 10 apenas, mas como um ‘todo campista’.
Leia também: Santos faz surpresa a torcedores no Allianz e santistas conhecem Neymar
HISTÓRICO
Bernardo é natural de Ribeirão Preto (SP) e nascido em 2005. Ele realizou testes no Santos aos 9 anos e ficou no clube até os 14 anos, depois teve uma curta passagem pelo São Paulo. O Menino da Vila retornou para a base do Peixe e começou a se destacar desde então. Ele tem vínculo até novembro de 2026. No ano retrasado, o garoto tirou passaporte europeu e teve uma sondagem do Ajax (Holanda).
Veja os números de Bernardo na base do Santos:
- 2015: 7 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2016: 1 gol em 7 jogos pelo Paulista Sub-11
- 2017: 1 jogo pelo Paulista Sub-13
- 2018: 15 jogos pelo Paulista Sub-13
- 2019: 1 gol em 6 jogos pelo Paulista Sub-15
- 2020: passagem pelo São Paulo com pandemia
- 2021: 11 jogos pelo Paulista Sub-17
- 2022: 6 gols em 19 jogos pelo Paulista Sub-17 | 5 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-17
- 2023: 7 gols em 11 jogos pelo Paulista Sub-20 | 3 gols em 12 jogos pelo Brasileiro Sub-20 | 3 jogos pela Copa do Brasil Sub-20
- 2024: 6 jogos pelo Paulista Sub-20 | 2 gols em 5 jogos pelo Brasileiro Sub-20
- 2025: 1 jogo pela Copinha | 2 jogos pelo Brasileiro Sub-20
Não tem academia no Santos? Os marmajo tudo canela fina, é lógico que vai ter lesão muscular. Principalmente estes que tem mais histórico de lesão tem que colocar em um programa de ganho de massa muscular.
O mlq é podre por natureza, pela carinha de playboy da pra ver que foi criado com leite e pêra , pra piorar é formado numa base tbm podre e arcaica que só vive de slogan , é a combinação da desgraça !!!
Podre é sua cabeça que é pobre de inteligência, são tantos problemas físicos e médicos no Santos,e todo mundo está podre❓❓❓😀
Só pode ser bolsonarista,que não sabe o que diz aí fala merda.🙃✌️🤩😇
O Santos tem problema nesse departamento precisa rever tudo.
Que vergonha essa base do Santos. Esse atleta é prova da incompetência que tem nessa gestão. Como pode lesionar ainda na transição sem ter jogado? Uma piada sem graça, cabide de emprego e marmotas, quer dizer que a carga é alta aí lesiona, mas pra que tem tantos bagres? Incompetência futebol clube. Aí o Pinóquio MT e sua trupe lá dando marretada no vento achando graça.
Esquece o Bernardo muito frágil
Pela qualidade com a bola valeria a pena envia-lo para exames na Europa ou EUA e tentar descobrir o motivo da fragilidade muscular.
Já o filho do Tiririca seria enviado para o Grandes Enigmas da Humanidade para tentar descobrir onde está o futebol dele.
ESSE MULEQUE É DE CRISTAL, TOCOU QUEBRA ,ESSE CARA TÁ NA PROFISSÃO ERRADA..
Canela de vidro era o pagão,que você não viu jogar 🤩😇✌️
Esteve no Sao Paulo e não ficou. Pelo jeito tem problema genético, é bom estudar, pois a carreira pode ser curta
Ja era a carreira dele, coitado
Vale a pena investir no Bernardo, mas tem que trocar o tratamento.
Manda ele para um time grande da Europa, e quero ver se não resolve.!!!!
Assume que não tem condições de tratar o caso dele.
Manda para a tia Leila, talvez lá resolva !!!!
Atleta podre.
Melhorm ser orientado para procurar outra profissão
É uma pena. Esse moleque é bom de bola, mas sinceramente, carreira sem futuro.
Agora que vão fazer o exame genético, precisou de mais uma lesão após tantas já ocorridas?
Todos que acompanham o Santos e entendem um pouquinho de fisiologia já perceberam que o moço vive se machucando e que não é usual, não se trata de coincidência ou azar.
mocinho criado com a vovó…..
Tenho minhas dúvidas….se no SANTOS tem algum profissional TRABALHANDO no que gosta e na PROFISSÃO CERTA?
NENHUM SETOR FUNCIONA????