
João Alencar está com o elenco profissional do Santos (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
Com as ausências de Zé Ivaldo, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e Gil, que está liberado para resolver problemas particulares e deve rescindir com o Santos na pausa para o Mundial de Clubes, o zagueiro João Alencar, do Sub-20, viajou com o elenco profissional do Santos e vai reforçar o time em Salvador. O Peixe duela contra o Vitória neste domingo (25), às 18h30min, no Barradão, pela décima rodada do Brasileirão.
Recentemente, o clube renovou o contrato de João Alencar até novembro de 2027. Ele completa 18 anos no próximo mês. Neste ano, teve um jogo pela Copinha, um pelo Paulista Sub-20 e nove pelo Brasileiro da categoria. O jogador tem sido titular na dupla de zaga da equipe do técnico Mauricio Copertino.
Alencar está há oito anos no Alvinegro. Natural de Belo Horizonte (MG), ele iniciou a formação em uma Escolinha aos 4 anos, mas a quadra fechou e foi matriculado pela família em uma Escolinha da franquia do América-MG. Ele atuou em um jogo do Sub-10, com apenas 7 anos, e o técnico do Cruzeiro levou o garoto para a Escolinha cruzeirense.
Leia também: Perto de renovação, volante Hyan recebe consulta de time da MLS
Lá foi campeão da GoCup pelo em 2016 e vice-campeão no ano seguinte quando já estava sendo monitorado pelo Santos. Ele atuava também como volante na época. Alencar chegou no Peixe em setembro de 2017 captado para o campo pela comissão técnica de Leandro Macagnam, assistente Bruno Silva e superior Paulo Robson na ocasião.
Também atuou pelo futsal, o que acontece muito na formação dos garotos no clube. Lapidado pelo Alvinegro desde então, se firmou na zaga e na titularidade. Em novembro de 2022 sendo foi campeão pela Paulista Cup Sub-16 e ano passado sendo campeão pela Copa Brasileirinho Sub-16.
Apesar da inspiração no Tiago Silva, tem os Meninos da Vila, Jair e Kayky como espelho. Ano passado, se consagrou campeão Paulista pelo Sub-17. Inclusive, chegou a ser convocado para a Seleção de base ao lado de Vinicius Lira e Luca Meirelles.
eu não acreditooooooo…..misericórdia…..VITORIA 2 X 0 TITINHUUUUUU,,,,
Pior que Zé Ivaldo não consegue ser. Só se esforçando muito.
TODA SORTE PARA DO ESSE GAROTO, QUEM SABE NÃO CAIA COMO UMA LUVA..
Pode ser que aconteça um ponto de inflexão na carreira do zagueiro, mas, pelo que mostrou até agora, não dá para ter esperança. A defesa do Sub 20 e fraca, dificilmente vai se aproveitar algum jogador. No ano passado a base santista contratou cerca de NOVENTA jogadores e não conseguiu peneirar goleiro, lateral direito, zagueiro, volantes… Quantidade, sem qualidade., para a alegria dos empresários que trazem os perebas.