
Weslley Patati foi um dos destaques na campanha do título do Maccabi Tel Aviv (Crédito: Reprodução)
Ex-Santos, o atacante Weslley Patati foi campeão do Campeonato Isrealense pelo Maccabi Tel Aviv (Israel). O jogador foi titular na goleada do time sobre o Beitar Jerusalem por 5 a 0, no Bloomfield Stadium, pela Ligat Ha’Al, neste sábado (24). O camisa 17 deu duas assistências no jogo e atingiu a marca de 23 participações em gols na temporada. Além disso, entrou na Seleção do Campeonato.
“Foi um ano muito especial, cheio de desafios e conquistas. Conseguir ser campeão logo na minha primeira temporada fora do Brasil, jogando em alto nível, é uma recompensa por todo o trabalho que faço diariamente. Só tenho a agradecer ao Maccabi pela confiança, aos meus familiares, que sempre estiveram comigo, e aos meus companheiros de time, que fizeram parte desse ano mágico em minha vida. Sem eles nada disso seria possível. Estou muito feliz. Agora é comemorar, descansar e voltar ainda mais fortes na temporada que vem”, celebrou Patati.
Desde quando foi vendido em setembro do ano passado, são 39 jogos, 14 gols e 9 assistências entre o próprio torneio nacional, Liga Europa e Copa do Estado de Israel. Pelo time, ele tem vínculo até agosto de 2027. Na negociação, o Santos ganhou 1,3 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões) e ainda ficou 40% dos direitos econômicos para uma futura venda.
Antes da ida à Israel, o Peixe já havia recebido outras propostas do próprio futebol israelense, Ucrânia, Rússia, Catar e China. Pelo Peixe em 2024, o garoto somou dois gol em 19 partidas. Ele iniciou o 2024 com o profissional e não foi inscrito no que poderia ter sido a última Copa São Paulo da carreira. Ele já fazia parte dos planos da comissão técnica de Fábio Carille na Lista B do Campeonato Paulista.
Porém, viajou com o clube para a disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro e se destacou. Na época, voltou valorizado e vinha fazendo parte do elenco principal desde então. No Paulistão, foram seis confrontos. Já na Série B, marcou dois gols, diante Brusque e Paysandu, e anotou mais 13 duelos.
Leia também: Sereias vencem Botafogo e se classificam para as quartas de final do Brasileiro A-2
HISTÓRICO
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.
Ao todo, deixou o Santos com 2 gols em 33 partidas pelo profissional. Além disso, teve três convocações para a Seleção Brasileira de base.
Chora torcida burra que que só pegava no pé do jogador , olha o retorno,o time vendeu e agora ficou com um bando de jogador medíocre e uma diretoria incompetente e uma torcida inútil se continuar assim seremos Bi série b ,por que vocês não cobram do muleque imprestável que se acha dono do time e da torcida?
Você tem razão, o craque faz muita falta por aqui.
Está arrebentando no Israelão.
Se vê pelos comentários daqui porque o time está uma draga…
Tenho certeza que nos últimos 5 anos tivemos o maior desperdício de renda e de montar times com garotos que foram vendidos a preço de banana!
E a maioria nao recebeu quase chances por contas de medalhões como Soteldo, Guilherme, Furch, Felipe Jonathan, Madson, Camacho, Raniel, Lucas Venuto, Jean Mota… A lista é extensa!
Hoje o time está apto a cair novamente pra série b, mas a história será a mesma, vários bagres são titulares enquanto garotos formados com boa base são escanteados pra saírem de graça no fim das contas.
O pior é inda ter que tomar gol sempre de jogador da nossa própria base… insano!
Somente um detalhe: Nosso amigo Matrx infeliz comentário acima, na verdade se chama Patatá, ou seja, ele é irmão do futuro craque dos gigantes europeus, o saudoso (que não deixou saudades) Patati.
NO CAMPEONATO DE ISRAEL ATÉ AGENTE QUÊ COMENTA AQUI SE MONTAR UM TIME BATE CAMPEÃO POR LÁ,O FUTEBOL DAQUELE PAÍS É DO NÍVEL DA SÉRIE,D AQUI NO BRASIL..
Ótima notícia..assim fica por lá..de bagres a lagoa aki já tá cheia …
Também não achava o Patati grande coisa, mas será que o Santos de hoje se daria bem no campeonato de lá?, não estamos com essa bola pra menosprezar o campeonato israelebse.
Boa sorte ao Wesley Patati, que seja muito feliz na sua carreira.
Menino da Vila que saiu cedo e por um valor baixíssimo.
Dinheiro de pinga para sua idade.
Bom é o Thaciano que pagaram mais de 30 milhoes mais 800 mil de salário.
Bom é o Gabriel Veron que ganha 500 mil por mes para sair e beber todas nas noitadas da Baixada.
Bom é o Julio Furtch que teve o contrato renovado por uma temporada e ganha so 1.3 milhão por mês.
Bom é o Tiquinho Soares que ganha míseros 1.4 milhão por mês e custou apenas 3.5 milhões de euros.
Bom é o Pedro Caixinha que ganhava mais de 1 milhão por mês e ainda vai levar mais 15 milhoes do Santos por 16 jogos.
Bom é o homem da camisa Azul Pedro Martins o mesmo que critica e fala mal do Santos e ainda leva míseros 400 mil por mês e uma multa de 5 milhoes se for mandado embora.
Bom é o Marcelo Teixeira e seu filho mimado que fizeram o Santos novamente ser a vergonha nacional e dever somente 1 bilhão de reais e dever pra todo mundo e ter fama de time caloteiro.
Comentário cirúrgico, falou tudo e mais um pouco.
CONCORDO PLENAMENTE, E AINDA ACRESCENTO BASSOE O CRACASSO ANÃO DE JARDIM 2 GOLS/ ANO!
Patati está no lugar certo o futebolzinho dele não vai além do isrraelão, agora alguém comentou será o Santos conseguiria jogar este campeonato com sucesso? Sei não, será que tem rebaixamento lá?
Marcou bastante gols e 23 assistências no ano.
E aqui estamos 5 jogos sem marca gols,pior ataque do campeonato brasileiro.
Falta só 40 pontos, mais a quantidade de partidas está diminuindo e o clube não sai destes 5 pontos até agora.
Hoje vai ser mais uma lambada.