João Basso foi titular nos últimos jogos do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro João Basso teve uma lesão muscular no adutor esquerdo e desfalca o Santos contra o Juventude na próxima segunda-feira (04), às 20 horas, no Morumbis, pela 18ª rodada do Brasileirão. O defensor estava treinando como titular no Peixe e acabou sentindo dores na coxa esquerda no treino desta quarta-feira (30), no CT Rei Pelé.

Após exames, foi constatada a lesão e ele já iniciou o tratamento no Departamento Médico. O jogador tem 15 partidas na temporada e vinha em crescente na equipe do técnico Cleber Xavier. Ele foi titular nos seis dos últimos sete confrontos do Alvinegro no Brasileirão e já soma um gol em seis duelos no torneio.

Inclusive havia balançado as redes na última rodada contra o Sport e o gol garantiu o empate em Recife. Basso vinha fazendo a dupla de zaga ao lado de Luan Peres, que deve ganhar um novo parceiro para o jogo contra os jaconeros. Gil e Luisão seguem à disposição já que Zé Ivaldo está fora dos planos do Santos.

Basso quase foi pivô de um transferban ao clube neste ano, mas a diretoria conseguiu levar o caso ao TAS e ganhar tempo. O zagueiro foi contratado junto ao Arouca (Portugal) em agosto de 2023 por 2,5 milhões de euros. Os portugueses afirmam que só receberam a primeira parcela.

Leia também: Mayke é apresentado pelo Santos e comenta peso de Mattos na negociação

Em campo naquele ano, o defensor somou 14 partidas. Ele conquistou uma sequência como titular entre agosto, setembro e outubro, mas teve uma lesão de grau 2 no bíceps femoral da coxa esquerda no clássico contra o Corinthians, na Neo Química Arena, pelo Brasileiro, e ficou de fora dos confrontos retornando no jogo da queda (Fortaleza).

No começo do ano passado, foi emprestado ao Estoril (Portugal) e teve 14 jogos. Ele retornou na metade do ano e atuou pela Série B marcando 2 gols em 8 confrontos.  Com contrato até o fim de 2026, João Basso foi revelado pelo Paraná, depois se transferiu para Portugal, onde teve passagens pelo Estoril Praia, Real Sport Club e Arouca, em 2019, antes da chegada à Baixada Santista.