
Samuel Lima foi relacionado na última rodada da Série B com Zago de interino (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O Santos liberou o zagueiro Samuel Lima para o Atlético-MG em definitivo e ficou com 30% do percentual futuro do defensor. O Menino da Vila surgiu como promessa, sendo relacionado pelo profissional e sendo até convocado pela Seleção Brasileira Sub-17. No entanto, retornou para a base e vinha ‘encostado’ pelo clube.
”Hoje me despeço oficialmente do clube que foi a minha casa desde os 10 anos de idade. O Santos Futebol Clube foi onde cresci como pessoa, como atleta e como homem. Aqui vivi os momentos mais importantes da minha formação, tanto dentro quanto fora de campo. Foram anos de luta, de aprendizado, de alegrias, de dores e, principalmente, de amizades verdadeiras. Cada treino, cada jogo, cada viagem e cada conversa no vestiário construíram memórias que levarei comigo para sempre. Fiz irmãos nessa caminhada. Irmãos que, mesmo seguindo caminhos diferentes agora, ficarão marcados na minha história com carinho e respeito. Agradeço a cada treinador, preparador, funcionário do clube, e claro, a cada companheiro de time. Vocês foram essenciais em cada passo da minha jornada. Hoje sigo um novo desafio, com o coração cheio de gratidão. Muito obrigado por tudo, Santos. Com carinho, Samuel”, publicou nas redes.
Com contrato até junho de 2026, o staff até brigou por uma renovação e por espaço ao jogador. O Departamento de Futebol de base se dividiu com profissionais que queriam a permanência e outros não. Por entender que não seria utilizado, o Peixe liberou o atleta ao Sub-20 do Galo, comandado pelo técnico Leandro Zago, que passou pelo clube santista e vê qualidade no garoto.
Samuel é natural de Fortaleza (Ceará) e nascido em 2006. O garoto chegou ao Alvinegro em 2016 depois de ser observado pelo técnico Leandro Macagnan na GO Cup. No ano retrasado, ele atuou pelo Sub-17 e precisou ser promovido ao Sub-20 em uma ocasião. Pelo destaque, o jogador acabou ficando na categoria.
Em agosto naquele ano, foi convocado pela primeira vez pela Seleção Brasileira de base. Samuel esteve na lista do técnico Phelipe Leal para um período de treinos com a Amarelinha Sub-17, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Na mesma época, renovou o vínculo um ano após ter assinado o primeiro contrato profissional.
Ano passado, foi inscrito no Paulistão e na Série B pelo profissional. Apesar de não estrear, ficou no banco nos jogos contra a Ponte Preta, Água Santa, Guarani, Corinthians, Mirassol, São Paulo, Novorizontino e São Bernardo no estadual. Na segunda divisão do Brasileiro, foi banco diante do Avaí e do Sport.
Leia também: Após ser vaiado em vitória do Santos, Cléber Xavier valoriza torcida: “Está no direito dela”
Veja os números oficiais de Samuel Lima pelo Santos:
- 2017: 6 gols em 23 jogos (Paulista Sub-11)
- 2018: 1 jogo (Paulista Sub-13)
- 2019: 1 gol em 14 jogos (Paulista Sub-13)
- 2020: Pandemia
- 2021: 1 gol em 11 jogos (Paulista Sub-15)
- 2022: 19 jogos (Paulista Sub-17) | 8 jogos (Brasileiro Sub-17)
- 2023: 6 jogos (Paulista Sub-17) | 8 jogos (Paulista Sub-20) | 1 gol em 4 jogos (Brasileiro Sub-17) | 1 gol em 13 jogos (Brasileiro Sub-20) | 2 jogos (Copa do Brasil Sub-20)
- 2024: 3 jogos (Copinha) | 10 jogos (Paulista Sub-20) | 15 jogos (Brasileiro Sub-20) | 4 jogos (Aspirantes)
- 2025: 1 jogo (Copinha) | 1 gol em 5 jogos (Paulista Sub-20) | 9 jogos (Brasileiro Sub-20)
Cléber CaiXão não é técnico de futebol!
Pior que o Zé Ivaldo não é….
É pior sim muito lento
Voltou o Galo? Mais um que sai de graça…Já ouviram falar em vender o jogador e claro RECEBER. Porque o Atlético Mineiro contratou um jogador que não é bom??? Éstranho, não é?