Santos venceu o Cruzeiro no Mineirão (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

A CBF divulgou, na noite do domingo (10), o áudio da comunicação entre a equipe de arbitragem durante o gol anulado de Kaio Jorge, do Cruzeiro, na derrota por 2 a 1 para o Santos, no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O lance aconteceu quando a partida ainda estava empatada por 1 a 1 e poderia ter colocado o time mineiro em vantagem.

A jogada começou com a bola rolando normalmente, quando o árbitro Wilton Pereira Sampaio afirmou: “Limpo, bola”. No entanto, o VAR, comandado por Paulo Renato Moreira da Silva Coelho, pediu análise mais detalhada do lance: “Quem toca a bola é o jogador do Santos. Agora vamos entender se esse contato é faltoso […] Eu não consigo ver se esse pé dele pega no jogador. Preciso de clareza”.

Após revisar as imagens, o VAR concluiu que houve falta na origem da jogada: “Recomendo revisão por possível falta. Vou te mostrar uma perna que toca a panturrilha do jogador por trás. O jogador do Cruzeiro, em momento algum, toca a bola”.

Chamado ao monitor, Wilton Pereira Sampaio confirmou a irregularidade sofrida por Zé Rafael no início da jogado: “Claramente falta, ele não toca a bola e sim na panturrilha dele. Está claro para mim. Vou reiniciar o jogo com falta”. Com isso, o gol de Kaio Jorge foi anulado, mantendo o empate no placar naquele momento.

O lance gerou reclamações por parte do Cruzeiro, especialmente do goleiro Cássio, que criticou a arbitragem após a partida. O Santos, por sua vez, aproveitou as oportunidades no segundo tempo para virar o jogo e conquistar os três pontos.

Com o resultado, o Santos chegou a 21 pontos, abriu cinco de vantagem para o Vasco – primeiro time dentro da zona de rebaixamento – e volta a campo no próximo domingo (17), às 16h, no Morumbis, contra o próprio Vasco, pela 20ª rodada do Brasileirão.