João Ananias renovou com o Santos até junho de 2030 (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

Como o Diário do Peixe adiantou em julho (leia aqui), Santos oficializou a renovação do zagueiro João Ananias, do Sub-20, até junho de 2030. Assim como fez o defensor Alencar, é a segunda renovação do Menino da Vila em sete meses. Em dezembro, o Peixe já havia prorrogado até novembro de 2027. O novo vínculo já está regularizado no BID (Boletim Informativo Diário da CBF).

“É um privilégio enorme estar assinando esse contrato, ainda mais pelo Santos, que é o maior clube do mundo. Tem uma história grande, muito grande, então me sinto muito honrado e espero fazer história com o Santos. Cheguei aqui com 11 anos, foi um sonho, não acreditei quando passei no teste, porque era uma outra realidade para mim. Foi um privilégio muito grande para mim, como homem, amadurecer muito com os profissionais que estão aqui. Agradeço a Deus pelas oportunidades, agradeço ao Santos por ter confiado em mim e espero entregar sempre o melhor aqui dentro”, celebrou.

Neste ano pelo Sub-20, Ananias soma 4 jogos pela Copinha, 5 partidas pelo Paulista e 18 pelo Brasileiro. O garoto tem sido titular na zaga da equipe do técnico Mauricio Copertino e tem prestígio do Departamento de Futebol profissional. Inclusive, consideram Ananias e o companheiro Alencar, ambos João, como ‘torres gêmeas’ no bom sentido.

O presidente Marcelo Teixeira também destacou o crescimento do atleta dentro o clube, passando pelo futsal e por todas as categorias do futebol de campo até conquistar as primeiras oportunidades com os profissionais.

“O Ananias é um jogadores muito jovem, que chegou aqui com onze anos, oriundo do futsal. Isso é interessante, porque o Santos tem essa relação muito íntima com o futebol de salão. São exemplos e referências que ficam para nós. O Ananias sendo reconhecido, valorizado, é fundamental. Já vimos esse filme antes, de zagueiros que estão na base e que sobem com sucesso. O Ananias foi chamado para o jogo com o Cruzeiro, e é importante eles estarem familiarizados com a equipe profissional, vivenciarem esse ambiente de jogos”, disse.

HISTÓRICO ANANIAS

Ananias é natural de Mauá (SP) e iniciou em uma Escolinha do Santos na cidade natal. Passou por algumas Escolinhas em Mauá até chegar no Ribeirão Pires (futsal) com 8 anos e pelo Santo André (futsal) com 9 anos antes da chegada na Vila. No Sub-11 atuou como lateral-esquerdo e nos campeonatos de 9 jogadores enquanto nas categorias de 11 jogadores já atuava como zagueiro.

No tempo livre, busca o aprofundamento no entendimento do próprio jogo, no contexto coletivo da categoria e os próximos rivais pela frente, atividade que realiza em conjunto à Ginga Pro, empresa de consultoria tática individual que passa esses aspectos, de forma didática. Além disso, cursa Inglês com Gilson para preparar e acelerar o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Tem como inspiração Neymar e, dentro da posição, curtia assistir ao Sérgio Ramos e Van Dijk. Atualmente, se espelha em jogadores com características similares, mas vê muitos lances do Robert Renan, Lucas Beraldo e Kaiky, que também é um Menino da Vila.