Billal Brahimi foi anunciado pelo Santos nesta quarta-feira (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O Santos anunciou a contratação do atacante Billal Brahimi, de 25 anos, que estava livre no mercado após deixar o Nice, da França. Canhoto e com 1,83m de altura, o jogador chega para atuar principalmente pelas pontas, mas também pode ser utilizado como segundo atacante.

Nascido em Paris, Brahimi iniciou sua formação nas categorias de base francesas, passando por clubes locais e também por uma breve experiência no Leixões, de Portugal, antes de se transferir para o Middlesbrough, da Inglaterra, em 2017. Seu retorno à França abriu o caminho para a carreira profissional, com passagens por Reims, Le Mans e Angers até chegar ao Nice em 2022, em uma negociação de cerca de 10 milhões de euros.

Foi no Le Mans, durante a temporada 2020/21, que Brahimi teve seus melhores números até aqui: 12 gols e uma assistência em 34 jogos, quase todos como titular. A boa fase o projetou para a Ligue 1, mas, no Nice, não conseguiu se firmar como titular absoluto. Sua melhor temporada pelo clube francês foi em 2022/23, quando atuou em 37 partidas, marcou cinco gols e deu duas assistências.

Nos últimos dois anos, o atacante foi emprestado duas vezes. Primeiro ao Brest, também da França, onde jogou 22 vezes, mas quase sempre saindo do banco. Depois, ao Sint-Truiden, da Bélgica, onde somou 28 partidas, dois gols e quatro assistências. A equipe belga tinha opção de compra, mas não exerceu. Em setembro deste ano, o contrato do jogador com o Nice foi rescindido, deixando-o livre para assinar com o Santos.

Apesar de ter nascido na França e até defendido a seleção sub-19 do país, Brahimi optou por representar a Argélia no futebol profissional. Ele fez sua estreia pela equipe principal em 2022 e já acumula quatro jogos internacionais. A escolha pelo país africano foi por conta das origens de seus pais.

Com experiência em ligas competitivas da Europa e vivência em seleção nacional, Billal Brahimi chega ao Santos como aposta para reforçar o setor ofensivo. A expectativa é de que o jogador recupere no futebol brasileiro o protagonismo que já demonstrou em passagens anteriores, especialmente no Le Mans.