João Pedro é promessa do Santos (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

Como o Diário do Peixe publicou em maio do ano passado (LEIA AQUI), o Santos oficializou o vínculo do goleiro João Pedro Lucio até 30 de abril de 2027. O Alvinegro fez um aditamento contratual, ou seja, uma valorização ao arqueiro e com aumento salarial, por isso não mudou a data do contrato do que o Menino da Vila já havia assinado no primeiro contrato profisisonal.

“Agradeço muito a Deus por tudo que ele está proporcionando na minha vida. O Santos é o clube que eu torço desde criança, é o time do meu coração. E espero retribuir tudo que o Clube vem fazendo por mim e pela minha família”, celebrou.

O clube tem um plano de carreira para o goleiro, de 1,99 metro, visando o desenvolvimento, retorno esportivo e valorização do garoto. João Pedro tem apenas 17 anos e é um dos mais novos goleiros a treinar no profissional do Peixe na história. O Departamento de Futebol entende que ele faz parte dos planos do elenco principal e só joga no Sub-17 e no Sub-20 para manter a minutagem.

“O Santos está criando um legado na formação de goleiros. São jogadores de muito potencial, que já servem à Seleção Brasileira. Nós temos muitos goleiros promissores, que já estão no departamento de futebol profissional. E ele tem algo diferenciado, porque viveu um momento difícil da sua vida pessoal, como todos nós vivemos, mas ele, muito, com o falecimento da mãe. Resistiu, e não apenas resistiu, como atuou pelo Santos, cumprindo bem o seu dever. São referências, exemplos de persistência, resiliência que fazem com que a gente note a determinação de um atleta que está obstinado para ter e cumprir bem o sucesso na sua carreira”, ressaltou o presidente Marcelo Teixeira.

Apesar de não ter estreado pelo profissional, JP está inscrito pelo Peixe no Brasileirão e chegou a ficar no banco no ano passado em jogos pela Série B contra Amazonas, Vila Nova e Mirassol. Desde novo acumula convocações para a Seleção Brasileira de base e foi campeão do Sul-Americano Sub-17 no início deste ano.

Em 2025, soma um jogo pela Copinha, 2 pelo Paulista Sub-17, 15 partidas pelo Brasileiro Sub-17 e 2 duelos pelo Paulista Sub-20. Há dois meses, perdeu a mãe, mas se manteve firme e chegou a defender pênaltis.

HISTÓRICO

João Pedro é nascido em março de 2008 e é natural de Santos (SP). Iniciou no futsal na escolinha do Gremetal. O garoto atuava na linha, mas precisou ir para o gol em uma oportunidade e também pela altura. Desde então, se apaixonou pela posição e não quis mais sair da meta. Durante esse período, a família do jogador também o colocou em treinos para goleiro de forma separada.

Diante o talento, o treinador indicou para levar JP ao Santos e passou em um teste no clube. Há quase dez anos se consolidou na base do Peixe atuando no campo e já vinha se destacando pelas grandes defesas, até de pênaltis, e acumulando convocações para a Seleção Brasileira de base.

Em 2018, foram sete partidas pelo Paulista Sub-11. No ano seguinte, foram vinte partidas pelo estadual da categoria. Em 2021, foram cinco duelos pelo Paulista Sub-15 e 3 confrontos pela Liga de Desenvolvimento Sub-13. Em 2022, foram 23 jogos pelo Paulista Sub-15 e outros 15 duelos pelo estadual da categoria no ano retrasado.

Já no ano passado, foi campeão do Paulista Sub-17 com 13 confrontos, além de 9 jogos pelo Brasileiro Sub-17 e 1 partida pelo Paulista Sub-20.