Igor Vinícius foi titular no jogo contra o Botafogo (Divulgação/Santos FC)

O Santos foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo neste domingo (26) e, mesmo após levar um gol-relâmpago e ficar em desvantagem duas vezes no placar, correu atrás e trouxe na bagagem um empate importante: 2 a 2.

O resultado, conquistado com gols de Souza e Barreal, cobrando pênalti, não foi suficiente para afastar de vez a ameaça de rebaixamento, mas serviu para deixar o Peixe um ponto à frente do Vitória, que abre o Z4 do Brasileirão.

O Santos volta a campo no sábado (1), às 16 horas, para encarar o Fortaleza, em jogo marcado para a Vila Belmiro. Zé Rafael, que cumpriu suspensão diante dos cariocas, estará livre para reforçar o meio-campo de Vojvoda.

O jogo

O Peixe começou a partida desligado e, logo aos 23 segundos, levou o gol. Jeffinho passou como quis por Igor Vinícius e serviu para Joaquín Correa. Adonis Frias não conseguiu cortar e o atacante tocou no canto de Brazão: 1 a 0.

Após o gol-relâmpago, o Santos acordou e passou a colocar a bola no chão em busca do empate, mas demorou a transformar a maior posse em chances efetivas de gol. O Botafogo, por sua vez, passou a atuar de forma reativa, mas, sempre que atacava, levava perigo, já que o Peixe marcava mal.

Aos 26 minutos, após Adonis Frias encontrar Igor Vinícius livre na direita, o lateral-direito mandou para a área. A bola passou por todo mundo e Souza, oportunista, fez o papel de centroavante para deixar tudo igual: 1 a 1.

Mesmo com três zagueiros, O Santos seguia marcando mal e, aos 38 minutos, em um lance que começou com falta não marcada em Lautaro Díaz,, Joaquín Correa recebeu o passe e bateu colocado, no ângulo de Brazão: 2 a 1.

O empate quase chegou aos 43, mas o chute forte de Lautaro Díaz explodiu no goleiro botafoguense, que garantiu a vitória parcial aos donos da casa na descida para os vestiários.

2º tempo

Vojvoda desmontou o esquema com três zagueiros na volta para a etapa final, com Guilherme substituindo Alexis Duarte. Logo no primeiro ataque, Lautaro Díaz cruzou para a área e quase Schmidt alcançou para deixar tudo igual.

O jogo seguiu aberto, com franca “trocação” e com Gabriel Brazão salvando o Peixe de levar o terceiro gol em duas oportunidades; primeiro em chute de Danilo e, após cobrança de escanteio, espalmando uma bola cabeceada por Barbosa.

Aos 24 minutos, Souza foi derrubado na área. Pênalti, que o argentino Barreal cobrou com categoria para deixar tudo igual novamente: 2 a 2. Após esse lance, Vojvoda, inexplicavelmente, sacou o lateral, melhor jogador do time, para promover o retorno do questionado Escobar. Tiquinho Soares também entrou em campo no lugar de Lautaro Díaz, mas o placar ficou mesmo 2 a 2. 

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 2 SANTOS

Competição: Brasileirão Série A
Data e hora: 
25/10/2025, às 16 horas
Local: 
Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Árbitro: 
Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: 
Bruno Boschilia (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
Quarto árbitro: 
Thaillan Azevedo Gomes (AP)
Cartões amarelos: Chris Ramos, Marlon Freitas, Allan, Alexander Barboza (Botafogo), Aléxis Duarte, Gabriel Brazão, Souza, Luan Peres (Santos)

GOLS: Joaquín Correa (1 x 0), aos 23 segundos, Souza (1 x 1), aos 26, Joaquín Correa (2 x 1), aos 38 minutos do primeiro tempo; Barreal (2 x 2), aos 24 minutos do segundo tempo

BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Newton, Alexander Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Danilo (Allan), Marlon Freitas e Santi Rodríguez, Jeffinho (Savarino), Joaquín Correa e Chris Ramos (Arthur Cabral). Técnico: Davide Ancelotti

SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Alexis Duarte (Guilherme) e Luan Peres; Igor Vinícius, João Schmidt, Victor Hugo (William Arão), Rollheiser e Souza (Escobar); Barreal (Caballero) e Lautaro Díaz (Tiquinho Soares). Técnico: Juan Pablo Vojvoda