
Vojvoda utilizou uma nova formação tática no Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O técnico Juan Pablo Vojvoda explicou a mudança tática e o uso do 3-5-2 no empate do Santos com o Botafogo em 2 a 2, no Nilton Santos, pela 30ª rodada do Brasileiro, neste domingo (26). Criticado pela torcida pela instência em Escobar e Guilherme, o treinador começou o jogo com ambos no banco, Alexis Duarte entrou na zaga e Souza foi novidade na ala esquerda.
“São mudanças de estratégia para essa partida. Quando planejo a partida, analiso a semana, falo com jogadores, analiso o jogo anterior, analiso o adversário e a partir disso preciso tomar decisões. Considero o Souza importante como foi hoje. Depois, correspondeu bem Escobar segurando esse setor. Quanto as outras decisões também, que o treinador tem que tomar. São três bons zagueiros e é uma possibilidade. Não sei se para o próximo jogo. É bom para o treinador ter essa possibilidade. Partidas que necessitam esse esquema tático”, analisou.
Leia também: Souza se destaca contra o Botafogo, mas leva terceiro amarelo e desfalca Santos diante do Fortaleza
Depois, o treinador ainda explicou a saída dos autores dos gols do Peixe, Souza e Barreal, na reta final do segundo tempo. O argentino viu apesar do bom desempenho dos dois atletas, ambos estavam cansados e optou por ‘refrescar’ o time. O lateral marcou o primeiro gol dele pelo profissional e sofreu o pênalti que foi convertido pelo meia-atacante.
“Eu estava olhando os jogadores, estavam com bons rendimentos. Souza e principalmente Barreal, mas fisicamente estavam se entregando ao máximo. Perguntei para eles, que estavam com câimbras e nesse tipo de partida precisamos de jogadores 100%. Foram mudanças para refrescar o time, jogadores que estavam com bom rendimento, mas já pensava em baixar a parte física”, esclareceu.
Ele deveria ter colocado o Adonis no meio da zaga onde inclusive ele já havia jogado no México e o Alexis no lado, gostei do sistema com 3 zagueiros o problema é que faltou treinamento e os zagueiros são ruins, se não fosse o esquema com 3 zagueiros o Souza não estaria ali dentro da área para fazer o gol e nem o Higor Vinícius teria dado o passe, o que precisa urgente é parar de tomar gols, se não tomar gols é meio caminho para vencer ou pelo menos empatar, gostei muito da entrada do Arão, ele tem qualidade no passe tem ótimo posicionamento, poderia ser usado como líbero.
Voyvoda acertou nos 3 zagueiros, mas aquele gol logo no inicio atrapalhou muito. O time entrou com o pé murcho, para variar, e tomou um gol absurdo.
Esses novo zagueiros são iguais aos anteriores nota 6.
Contra o Fortaleza tem que entrar que nem no jogo do Corinthians, marcar alto sem dar chances, fazer falta se preciso.
Esse elenco do santos continua sendo facilmente envolvido, impressionante como as equipes tem facilidade de fazer gols no Santos , nos últimos jogos, time ficado com a bola , mais quem faz gols é o adversário, aí fica difícil ganhar jogos
TRES ZAGUEIROS NAO DERAM CERTO NUNCA NO SANTOS, ESQUECE. NOSNPRECISAMOS GANHAR, NÃO EMPATAR OU PERDER. SOUZA É UM ÓTIMO PONTA ESQUERDA E ESCOBAR UM ÓTIMO LATERAL, TIQUINHO OU GUILHERME DEVE SER O CENTROAVANTE.
Ja ficou mais do claro que o Souza tem vaga garantida nesse time, até como meia atacante pela lateral, agora cabe ao treinador explorar o que ele tem de melhor.