Gabigol, no centro, antes de jogar no campo se destacou no futsal do Peixe (Crédito: Divulgação)

Celeiro de craques, o Santos montou duas novas categorias de futsal para garimpar promessas do futebol brasileiro: sub-6 e sub-7. Muitos jogadores profissionais começam no futebol de salão e a modalidade antes iniciava no sub-8 dentro do clube.

“A nossa principal intenção desse novo projeto é procurar cada vez mais cedo novos talentos para as nossas categorias de futebol de base, antecipando o processo de captação que já acontece hoje no clube”, comentou Rodrigo Neves, coordenador do Departamento de Futsal do Peixe.

Nas categorias sub-8, sub-9 e sub-10, o Peixe já participa das competições chanceladas pela Federação Paulista de Futebol. O clube é inclusive o atual bicampeão paulista de clubes (Taça União Série Ouro).

No campo, o futebol de base do Santos começa no sub-11, categoria que o clube no momento disputa o Campeonato Paulista. Na competição estadual, o Peixe está invicto e lidera o Grupo 7 de forma isolada.

O Santos é uma referência no Brasil quando o tema é revelação de jovens talentos. Nos últimos 20 anos o clube é um dos maiores formadores de jogadores que se destacaram no futebol brasileiro e mundial.

E aumentar a capacidade de formar atletas é um dos principais objetivos do Peixe. Na semana passada, o presidente José Carlos Peres inclusive anunciou que parte do dinheiro que o clube receberá do Real Madrid pela venda do atacante Rodrygo será investida na construção de um novo centro de treinamento para a base.