Santos só empatou com o Fortaleza na Vila Belmiro (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O Santos jogou mal e, mesmo com a volta de Neymar, só empatou em 1 a 1 com o Fortaleza na tarde deste sábado, na Vila Belmiro, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. O único gol do Santos foi marcado pelo zagueiro Adonis Fríaz.

Com o resultado, o Santos chega a 33 pontos e permanece na 16ª colocação, com dois pontos de vantagem sobre o Vitória, o primeiro time dentro da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Peixe enfrenta o Palmeiras na quinta-feira, no Allianz Parque.

O jogo

A primeira finalização do jogo foi do Fortaleza. Logo aos três minutos, Lucas Sasha arriscou da entrada da área e o goleiro Gabriel Brazão fez boa defesa. O Santos não demorou para responder. Aos 12 minutos, Zé Rafael fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área e cruzou rasteiro, Rollheiser não conseguiu acertar a finalização e a bola passou na frente do gol.

O Santos voltou a ameaçar aos 25 minutos. Rollheiser recebeu na entrada da área, cortou o zagueiro e chutou por cima do gol. No entanto, o time da casa seguiu com muita dificuldade de criar as jogadas e ameaçar o Fortaleza.

Melhor em campo naquele momento, o Fortaleza abriu o placar aos 34 minutos. Breno Lopes cruzou da esquerda, Adam Bareiro ganhou pelo alto de Luan Peres e cabeceou para o gol.

Cinco minutos depois, o Fortaleza chegou a marcar o segundo gol. Após falha de João Schmidt, Breno Lopes ganhou no corpo de Luan Peres e cruzou para Adam Bareiro se antecipar a Escobar e tocar para o gol. O bandeira não deu impedimento, mas o árbitro Anderson Daronco foi avisado pelo VAR e anulou o gol.

O Santos voltou para o segundo tempo com três mudanças, com as entradas de Willian Arão, Robinho Jr e Tiquinho Soares nas vagas de João Schmidt, Rollheiser e Barreal. Na base da pressão, o time levou perigo em chutes de Luan Peres, aos seis, e Tiquinho Soares, aos oito.

Aos poucos, o Santos passou a jogar na base do desespero. Neymar entrou na vaga de Victor Hugo aos 22 minutos para tentar criar as jogadas da equipe, mas ele errou um passe aos 25 minutos e, no contra-ataque, Diogo Barbosa quase ampliou.

Três minutos depois, no entanto, Neymar deu passe para o zagueiro Adonis Frías na direita. O defensor bateu cruzado, a bola desviou no lateral Bruno Pacheco e enganou o goleiro Breno para fazer o gol de empate do Santos na partida.

O Santos ainda tentou buscar a virada, mas o Fortaleza se fechou bem e o Peixe não conseguiu encontrar espaços para fazer o segundo gol. Nos acréscimos, Moisés recebeu em contra-ataque, humilhou o zagueiro Adonis Frías e só não fez o segundo porque o goleiro Gabriel Brazão fez grande defesa e salvou o Santos.

No último minuto, Neymar cobrou falta da entrada da área e o goleiro Brenno fez grande defesa.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 1 X 1 FORTALEZA

Competição: Campeonato Brasileiro (31ª rodada)
Data e hora: 1° de novembro de 2025, às 16h (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)

Gols: Adam Bareiro, aos 34’/1ºT (0-1), Adonis Fríaz, aos 28’/2ºT (1-1)
Cartões amarelos: João Schmidt, Luan Peres, Adonis Frías e Lautaro Díaz (SAN) e Brítez e Pochettino (FOR)
Cartões vermelhos:

SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt (Willian Arão, no intervalo), Zé Rafael, Victor Hugo (Neymar, aos 22’/2ºT) e Rollheiser (Tiquinho Soares, intervalo); Barreal (Robinho Jr, no intervalo) e Lautaro Díaz (Guilherme, aos 29’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

FORTALEZA: Brenno; Mancuso (Tinga, aos 35’/2ºT), Brítez, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Pierre (Pablo Roberto, aos 36’/2ºT), Lucas Sasha e Pochettino (Diogo Barbosa, aos 19’/2ºT); Herrera (Yago Pikachu, aos 19’/2ºT), Breno Lopes e Adam Bareiro (Moisés, aos 29’/2ºT). Técnico: Martim Palermo